Marketing viral também pode ser chamado de publicidade viral.
O que é Marketing viral?
O significado de Marketing viral está associado à internet, mas não com completa exclusividade. Marketing viral é considerado uma das técnicas de marketing que mais fazem sucesso atualmente, pois utilizam-se das redes sociais existentes para espalhar e atingir um maior número de clientes possível.
Marketing viral é uma técnica rápida, e portanto, é vista como uma epidemia (como uma contaminação por um vírus) – pois sua popularidade cresce de forma exponencial, principalmente quando apenas um cliente reenvia a propaganda para inúmeras pessoas, enquanto que essas pessoas reenviam para mais um número importante de indivíduos, até se tornar uma espécie de epidemia.
O marketing viral é utilizado também para descrever determinados tipos de campanhas de marketing com base na internet (usando-se blogs, sites e outras formas) para que haja o rumor de um novo serviço e/ou produto.
O objetivo do marketing viral, sendo assim, é divulgar um produto ou serviço de modo a estimular o cliente com um desejo ou emoção para que seja possível alavancar as vendas.
Anteriormente (antes do advento das redes sociais), o marketing viral era utilizado como uma prática de serviços livres de e-mail, onde era adicionado publicidade nas mensagens que saiam de seus usuários, de modo a alcançar usuários suscetíveis. Isso fazia com que este usuário fosse “infectado” e reenviasse seu e-mail para outras pessoas potenciais, também as “infectando”.
Cabe explicar que o termo viral é cunhado para definir a velocidade com que a mensagem se propaga, e não em relação a uma ameaça para o computador!
Normalmente, os anúncios que se tornam virais são trabalhados em forma de vídeos divertidos, assim como jogos interativos, imagens e textos.
Assim, essa ação será enviada para um grupo primário que disseminará o “vírus”. O marketing viral é de baixo custo, especialmente quando se compara com as maneiras tradicionais de publicidade online.
Outra vantagem para o marketing viral é a credibilidade que está em alta quando a mensagem é enviada de uma pessoa conhecida para outra, que é muito mais interessante do que uma propaganda enviada direto da empresa.
Além disso, para uma propaganda ser considerada viral, existe a necessidade de ter uma boa equipe de marketing, que possua foco e criatividade para lidar com as mais diversas opções de criação, sem contar com uma boa mensagem que possa também se espalhar “sozinha” pela internet.
Exemplos de Marketing viral
O marketing viral pode acontecer através de diversos métodos de transmissão, tais como: de boca em boca, também conhecido como buzz marketing; programas mensageiros, e-mail e da web.
Por ser bastante eficaz, há vários exemplos de marketing viral, sendo possível destacar que até partidos políticos e – surpreendentemente – facções terroristas (como o Estado Islâmico) apostam neste tipo de campanha de marketing para difundir seus ideais.
Gigantes empresas de todo o mundo tomam o marketing viral como seu aliado, pois sabem cruzar barreiras e conseguem se fixar na mente dos consumidores, beneficiando seu negócio e aumentando os lucros.