Azo possui sentido de ocasião, oportunidade ou pretexto. Dar azo significa o mesmo que dizer que se está aberto a certas situações e oportunidades ou dar motivos para que algo aconteça.
Azo é um substantivo masculino que possui etimologia no antigo termo provençal “aize” e no latim “actum” com sentido de comodidade, estar confortável ou bem à vontade.
Dar azo x dar asas
Há algumas confusões quanto ao emprego das expressões “Dar azo” e “Dar asas”. Elas, normalmente, são empregadas de maneiras errôneas, ou seja, várias pessoas as utilizam como se fossem sinônimas.
Porém, as mesmas possuem sentidos totalmente diferentes. Como já foi mencionado, o uso da expressão “dar azo” significa gerar ou produzir uma oportunidade para que algo aconteça.
Para exemplificar melhor esse conceito, utilizaremos algumas frases logo abaixo:
- O rapaz não deu azo para que sua professora lhe desse um zero em sua dissertação.
- A fofoca envolvendo os participantes do concurso não deu azo para que o assunto fosse adiante.
- Os erros empregados no uso de adjetivos deram azos para que o professor pudesse sanar todas as dúvidas dos alunos.
A expressão “dar asas”, entretanto, é utilizada com o sentido metafórico de “soltar a imaginação”, “liberar o pensamento” ou despertar e ampliar a criatividade.
Podemos utilizar alguns exemplos para ilustrar melhor o seu emprego:
- A juventude de hoje não consegue dar asas a sua criatividade, pois a grande maioria tem preguiça em soltar a sua imaginação.
- Devemos dar asas aos nossos sonhos e buscar a felicidade em pequenas coisas.
Após diferenciar ambos os conceitos, ilustrando-os com exemplos claros e concisos, se torna bem mais fácil saber utilizá-los corretamente, evitando-se assim, vários erros quanto ao seu emprego.