Idem é uma palavra que significa “o mesmo”, “ igual” ou “da mesma maneira”. Essa palavra é usada para evitar repetições do que já foi dito anteriormente, ou seja, evitar falar ou escrever uma frase ou expressão que já tenha sido mencionada.
O termo idem é usado quando alguém concorda com o que o outro falou e não tem a necessidade de repetir a frase toda novamente, ou seja, é utilizado para dizer que ambos têm a mesma opinião.
Veja os exemplos de seu uso em conversas informais logo abaixo:
1ª pessoa – “Este jantar está simplesmente maravilhoso! Vou recomendar esse chef para todos os meus amigos e conhecidos.”
2ª pessoa –“Idem”
1ª senhora – “Não concordo com a falta de educação dos jovens de hoje.”
2ª senhora – “Idem”
Os termos idem e ibidem são regulados pelas normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas que dispõe as regras do uso de termos nas referências).
Idem é usado em citações bibliográficas para evitar reiteração do nome do autor. Observe o exemplo:
[1] CHASSOT, A. A ciência através dos tempos. São Paulo: Moderna, 2003.
[2] idem.
Quando há a repetição do nome do autor e também do nome da obra, mas em uma página diferente, emprega-se o termo ibidem, que tem o significado de “no mesmo lugar” ou “na mesma passagem”.
Observe os exemplos logo abaixo:
[1] SEVERIANO, Jairo. Uma história da música popular brasileira: das origens à modernidade. Rio de Janeiro: Editora 34, 2008, p.50.
[2] Ibidem, p. 56
O termo “idem” pode ser utilizado como sinônimo da palavra “idêntico”.
Outra forma de expressar o idem é utilizar o sinal (“). Esse é uma marca tipográfica usada em documentos informais, geralmente escritos à mão para mostrar que o que estava na linha anterior é o mesmo da linha inferior.
Dessa maneira, não há a necessidade de ficar escrevendo tudo novamente. Veja o exemplo:
2 Xícaras de açúcar;
2 “ “ óleo;
2 “ “ farinha de trigo;
As aspas, nesse caso, estão substituindo o termo “xícaras”.