UHT é a sigla usada para a expressão em inglês “ultra high temperature”, que traduzida significa “Temperatura ultra alta”. Esse método é usado para pasteurizar os alimentos por meio de aquecimento e resfriamento, também conhecido como “Longa vida” ou “Ultrapasteurização”.
Essa forma de pasteurização ocorre muito rapidamente e a temperatura e o tempo de aquecimento vai depender do tipo de produto que será pasteurizado.
O leite é um dos produtos mais conhecidos que sofre esse processo. Ele é exposto a uma temperatura entre 130ºC e 150ºC, por cerca de 2 a 4 segundos. Logo é resfriado a uma temperatura de 32ºC e, em seguida, é embalado em um recipiente fechado e esterilizado.
O processo térmico pelo qual o leite passa é conhecido por pasteurização, o que faz com que as bactérias sejam eliminadas. Entretanto, as propriedades nutritivas do leite são preservadas sem a necessidade de ficar em geladeira, por este motivo ele é denominado “Leite Longa Vida”.
A caixa na qual o leite UHT ficará exposto nos supermercados e padarias é asséptica, isto é, ela foi elaborada par inibir que micro-organismos se desenvolvam. Após a abertura da embalem, é recomendado que o produto seja mantido em geladeira, pois o leite estará sujeito a contaminação.
O prazo de validade da embalagem após aberta e resfriada é de até 3 dias, enquanto a embalagem fechada poderá permanecer nas prateleiras até 180 dias.
O leite longa vida pode diferenciar de acordo com a quantidade de gordura que ele contém.
Conheça logo abaixo os 3 tipos de leite encontrados no mercado:
- Leite Integral UHT: contém cerca de 3% de gorduras totais, 2% de gordura saturada, 3% de proteínas e 4,5% de carboidratos. Em cada 100 ml de leite consumido há, em média, 58 Kcal.
- Leite semidesnatado UHT: contém menos gorduras, um pouco mais de proteínas e carboidratos e mais ou menos 50 Kcal.
- Leite desnatado UHT: seu teor de gordura não pode chegar a 0,5%, proteínas a 3% e carboidratos mais do que 4,5%. Nesse caso, é retirado o maior número de nata possível, ficando somente com 30 Kcal em uma porção de 100 ml.
Muitas pessoas contestam o sabor do leite nesse processo. Dizem que as gorduras e as proteínas são mudadas quando ocorre a pasteurização.