Utilidade é um termo que se refere à qualidade de útil. A expressão serve para designar valia ou oportunidade.
Alguns dos sinônimos de utilidade são:
- Préstimo ou vantagem
O que é utilidade/outros significados
Utilidade também é a característica de um recurso ou serviço que faz com que o mesmo seja adequado para atender os anseios dos agentes econômicos.
Utilidade é uma palavra que vem do latim utilĭtas. Utilidade é o proveito, o interesse, ou fruto que se obtem de algo.
Na classificação gramatical, o termo utilidade é um substantivo feminino.
As coisas podem ou não ter alguma utilidade. Contudo, tal situação depende de quem dá utilidade ao objeto e não do objeto em si.
A utilidade é o que torna útil, que proporciona certo valor para atender às necessidades de uma pessoa.
Utilidade é o “lucro”, o benefício que se pode obter de determinados objetos ou indivíduos. Algo que não tem utilidade passa a ser obsoleto ou estragado. Por exemplo, um isqueiro que acabou o gás não traz mais benefícios já que não tem como mais utilizá-lo para o fim de acender o fogo.
Algo que é útil serve para promover satisfação a uma necessidade. Por exemplo, no caso de alguém que mora na roça (ou mesmo na cidade) e queira varrer o quintal, a vassoura será um objeto de utilidade para alcançar esse objetivo.
Outro exemplo é a utilidade da água à vida dos seres vivos.
Utilidades domésticas são tudo aquilo que serve de utilidades para o lar como, panelas, faqueiro, sapateira, balança, bandejas, etc.
Utilidade total
O conceito de utilidade total se refere à satisfação proporcionada pela quantidade consumida de um serviço ou bem.
A utilidade total tende a crescer quando se consome mais e maiores quantidades de um bem.
Utilidade marginal
Já a utilidade marginal é satisfação promovida pela quantidade complementar obtida ou consumida desse bem.
Isso significa que a utilidade marginal é decrescente, vez que quando se consome mais uma unidade, a satisfação produzida é inferior àquela oferecida pelo bem anterior.
Na teoria da utilidade existe uma verdade comum que é:
- Quanto mais uma pessoa consome (ou faz o consumo) de determinado bem, menor é a utilidade adicional proporcionada por ele. Essa pressuposição é conhecida na teoria econômica como utilidade marginal decrescente.
Utilidade na economia
No âmbito das finanças e da economia, a utilidade está relacionada ao benefício e também à necessidade resultante a partir de um investimento ou bem.
Por exemplo, um vendedor grossista investe 5000 reais para comprar produtos. Após revendê-los, ele consegue 6500 reais. Ou seja, ele obteve uma utilidade (lucro) de 1500 reais.
Utilidade pública federal
O Ministério da Justiça atribui o título ou declaração de utilidade pública federal a associações ou fundações que prestam serviços à sociedade de maneira altruísta como forma de reconhecimento de suas ações.
Essa declaração de utilidade pública federal não decorre nenhum benefício à entidade, porém, na prática, o título traz certas vantagens para ela, como:
- Receber bens novos ou usados apreendidos pela Receita Federal brasileira e também doações deduzíveis como despesa operacional para otimização da CSLL e do imposto de renda.
Utilidade da filosofia
A filosofia é um dos campos de estudos mais antigos que existem. Nada na vida humana permanece por tanto tempo se não houver utilidade.
A princípio a filosofia não tem utilidade para o ser humano, já que com ela não se fabrica roupas, constrói casas, produz remédios ou alimentos, etc. Porém, a filosofia se torna útil para as pessoas que desejam conhecer a si mesmas e compreenderem de onde surgem determinadas ideias que vem às suas mentes.