Aves é o plural do substantivo feminino ave, palavra proveniente do latim, “avis” que, por sua vez, veio do antigo indo-europeu, raiz de todas as línguas ocidentais, “awi”. Trata-se de uma das poucas palavras que não tiveram muita mudança ao longo dos milênios de civilização humana.
O que são aves?
As aves são animais vertebrados, ovíparos, bípedes, que apresentam o corpo coberto de penas. Segundo os paleontólogos, as aves são a evolução natural dos dinossauros, que se adaptaram às novas condições do planeta depois da queda do asteroide que dizimou os répteis há 65 milhões de anos.
A palavra ave pode ser empregada com diversos complementos para indicar diversos tipos de animais, podendo também trazer muitos outros sentidos figurados.
Ave de rapina refere-se a uma ave mais forte e corpulenta, dotada de bico curto e recurvado, com patas de garras fortes, que vivem da caça ou de carniça. No sentido figurado, uma ave de rapina é uma pessoa de má índole, que costuma viver de extorsão, prejudicando seus semelhantes.
Ave de arribação é um termo muito usado no Nordeste brasileiro, designando uma ave que se muda para regiões mais favoráveis dependendo da época do ano, fugindo da seca no sertão e retornando com a época de chuva. Em sentido figurado, uma ave de arribação é uma pessoa nômade, que não para em qualquer lugar, um vagabundo sem lar. A ave de arribação é similar às aves imigratórias.
Ave-do-paraíso é o nome dado a uma espécie de ave encontrada somente na Nova Guiné, que é notável pela beleza de sua plumagem. Nos últimos anos, descobriu-se novas espécies de aves-do-paraíso, que ocupam outras ilhas do Oceano Pacífico, sendo mutações dessa espécie.
Ave-rara é uma expressão para fazer referência a algo excepcional ou a uma pessoa que tenha dons especiais.
Ave, ainda, é uma expressão de saudação muito usada no Império Romano, sendo um cumprimento dado em todas as classes sociais, significando “salve”, como o “olá” ou “oi” de nossos dias.
O termo “ave”, como saudação, ficou sendo a tradução latina de “slom-lek”, em aramaico, para a oração católica dedicada à mãe de Jesus, “Ave Maria”.