ROI é a sigla para “Return on Investment”, conceito de marketing em inglês que, em português, tem o significado de Retorno sobre Investimento.
O que é ROI?
O cálculo do ROI mostra a relação entre o que foi ganho ou que tenha sido perdido em qualquer tipo de investimento, de acordo com o total de capital investido, sendo uma operação muito usada no marketing e na publicidade feita através da internet.
Na área financeira, podemos estabelecer três fórmulas possíveis para conhecer o Retorno sobre Investimento: através do retorno efetivo, através do retorno exigido e ainda do retorno previsto para qualquer investimento.
Como retorno efetivo, podemos conseguir uma medida para avaliar o desempenho de qualquer investimento, o que foi lucrado ou perdido com ele. No retorno previsto encontramos a medida do desempenho do investimento, calculando sua taxa implícita, comparando o valor do investimento com seu preço, ou seja, o custo total que apresentou para um retorno efetivo.
O ROI, dentro do marketing, apresenta a relação do custo de uma campanha de publicidade diante do lucro gerado através de conversões. Na publicidade online, os profissionais de marketing utilizam-se das conversões, como as vendas ou os leads (clientes em potencial) adquiridos através de suas campanhas.
Como é uma taxa baseada também em leads, ou seja, em clientes que ainda não efetuaram qualquer compra, mas que se apresentam como futuros clientes efetivos, não há possibilidade de obtenção de uma medida exata do ROI, podendo ser feita apenas uma avaliação, buscando encontrar os melhores meios de criar campanhas que tragam resultados efetivos.
O cálculo do ROI é feito através da receita proveniente das vendas de uma campanha, subtraindo-se as despesas tidas com publicidade, dividindo-se o resultado pelo total cos custos de publicidade.
Assim, o cálculo do ROI é feito com a seguinte fórmula:
(Lucro do Investimento – Custo do Investimento) / Custo do Investimento
O ROI também é um método utilizado pelos jogadores de pôquer, para calcular o lucro obtido ao participar dos torneios de cartas.
Os jogados também fazem as contas para verificar se estão ganhando ou perdendo e qual é a taxa de ROI obtida nos torneios, calculando o valor total investido na participação de um torneio sobre o valor ganho ou perdido durante as partidas. Se tiver um valor positivo, o jogado está tendo lucro; um valor negativo significa perda de dinheiro.