Chato tem diferentes significados. Chato pode ser uma superfície plana, que não tem relevo, como por exemplo, um chão liso ou um piso.
Também é chamado de chato o indivíduo que aborrece e incomoda, popularmente conhecido como “chato de galochas”. Essa expressão surgiu justamente por causa das galochas, acessório resistente usado por cima do calçado, para que não molhasse ao passar pela água.
O “chato de galochas” era a pessoa que adentrava casas de anfitriões vestindo suas galochas e sujando todo o chão e, atualmente, como não é costume as vestir, a expressão é designada para os chatos resistentes, com comportamento mais desagradável do que um chato habitual.
A palavra também é utilizada para uma situação maçante, inoportuna e incômoda.
Chato também é o nome de um inseto parasita, igualmente conhecido como piolho-da-púbis, piolho-caranguejo, piolho-ladro ou carango.
Esse inseto se aloja nos pelos humanos, geralmente os pubianos, e alimenta-se de sangue e é conhecido como “chato” por possuir um corpo achatado.
É conhecido como pé chato, pé plano ou plano valgo uma deformidade nos arcos do pé.
A pessoa que tem o pé chato tem um formato diferente nos ossos dos pés, que faz com que quase toda a superfície do pé toque o chão. Essa deformidade causa dores após caminhar longas distâncias.