Sbornia é um termo que pode significar festa, comemoração ou encontro, cujo objetivo é a bebedeira, a algazarra e orgias.
É uma palavra italiana derivada de “ebrionia”, proveniente do latim vulgar. É da família de “ebrius”, que significa “bêbado” no latim clássico.
Sua grafia na língua portuguesa é “esbórnia”, um substantivo feminino.
Essas festas são marcadas pelo exagero, pelo consumo excessivo de bebidas alcoólicas e muitas drogas. Muitas pessoas com um comportamento desregrado, sem limites e uma incansável busca pelos prazeres mundanos da carne, isto é, orgias sexuais.
Criado pela dupla gaúcha Hique Gomez e Nico Nicolaiewsky, o espetáculo “Tangos e Tragédias” conta a história de um país fictício chamado “Sbornia”, onde está localizada a “lixeira cultural”, isto é, local onde é depositado tudo que está ultrapassado, antiquado e que perdeu o valor para as outras pessoas.
Também há um bar localizado na cidade de São José do Rio Preto, interior de São Paulo, com o nome de “Sbornia Bar”, um local tranquilo e muito apreciado pelas pessoas.
Em Belo Horizonte também existe um restaurante e churrascaria chamada de “República da Esbórnia”.
Outro local onde pode ser encontrado esse termo é no “Sbornia Eventos”, local de festa e eventos corporativos na cidade de São Pedro, também interior de São Paulo.