Entrudo é uma palavra cuja origem veio do latim introitus (intróito), conceito que tinha como significados:
1. Dar entrada
2. Introduzir
3. Dar começo
4. Aproximação da quadra quaresmal
Hoje em dia a palavra entrudo foi substituída pela palavra carnaval.
O que é Entrudo:
O significado de entrudo está relacionado com a antiga celebração do Carnaval, cuja origem remete às festas imperiais da Antiguidade Romana (festas Saturnais) celebradas entre o dia 17 e 23 de Dezembro, e de onde surgiram os vários significados do conceito em questão.
O carnaval era também associado às Bacanais, também conhecidas como Grandes Dionísias (Roma e Grécia) em honra ao Deus Baco/ Dionísio, essas decorridas durante os três meses de Inverno, onde os camponeses se mascaravam e dançavam, originando os atuais cortejos carnavalescos.
Depois de Cristo, o Carnaval é celebrado nos três dias que precedem a Quaresma, e etimologicamente deriva da palavra carnisvalerium que significa “adeus à carne”. Isso porque na altura da Quaresma os cristãos não consomem esse alimento, e durante o Carnaval comem carne para se “despedirem” dela.
Por isso podemos falar também em entrudo de carnaval.
Entrudo no Brasil:
Para entendermos os significados de entrudo e carnaval, precisamos entender um pouco da história no Brasil. Os festejos carnavalescos foram introduzidos no Brasil pelos portugueses no século XVII, mas já na Idade Média eram feitos em Portugal, caracterizados por várias brincadeiras, e onde se faziam andar grandes bonecos, chamados de “entrudos”. No Brasil, o entrudo tomou duas variantes cujos significados veremos de seguida: entrudo familiar e entrudo popular.
O primeiro era feito dentro das casas, onde os mais jovens jogavam limão de cheiro uns aos outros. Hoje conhecido como “lança perfume”. Já o segundo era feito nas ruas, onde as pessoas brincavam com água, molhando-se uns aos outros. Agora que sabe os significados de entrudo e carnaval, não se esqueça de escolher a sua melhor fantasia no próximo festejo!