Ressarcir é um verbo da terceira conjugação e que significa indenizar, compensar, refazer, ou seja, reparar o prejuízo que foi gerado por algum tipo de perda, dano ou lesão ocasionada.
A origem do verbo ressarcir remonta ao latim “resarcire” que é o mesmo que recuperar ou abastecer algo. A palavra é comumente empregada no meio jurídico e na área de seguros. No primeiro, é utilizada para se referir a um indivíduo que sofreu com algum tipo de prejuízo que a outra parte provocou.
Quando não há uma reparação imediata o indivíduo prejudicado recorre a um órgão de proteção ou contrata um advogado para dar entrada em um processo judicial que, dependendo do caso, pode solicitar ao juiz não só o ressarcimento de um serviço ou produto, mas também pedir o chamado “danos morais” para compensar todo o transtorno sofrido.
O ressarcimento de alguma coisa pode ser realizado de diversas formas como a devolução de um dinheiro que pode ter sido fruto de uma cobrança indevida, duplicada ou com valor superior ao preço real cobrado; pode ser como uma ajuda para agradecer algum tipo de bem recebido anteriormente.
Pode também ser como uma espécie de presente, como gesto de reconhecimento por uma ação positiva ou benéfica prestada, ou até mesmo uma promoção de emprego, quando algum ato injusto pode ter sido praticado e isso acarretou algum problema.
O ressarcimento é empregado nas seguradoras quando ocorre a solicitação do sinistro, cujo valor que será repassado ao cliente segurado é o estipulado em contrato e referente ao prejuízo registrado uma vez que, o propósito desse modelo de negócio é oferecer a segurança e proteção ao indivíduo.
Os principais modelos de seguro adotado são: carro, casa, planos de saúde, equipamentos eletrônicos, cartão de crédito e viagem. Se ocorrer algum roubo, furto, perda ou dano o ressarcimento pode ser realizado pela oferta de um produto semelhante novo ou indenização em dinheiro.
São alguns dos sinônimos de ressarcir: reparar, renovar, refazer, reembolsar, gratificar, redimir, recompor, entre outros.