Indignação é um substantivo feminino com origem na palavra em Latim indignatio, que significa “descontentamento”, “desprezo” ou “indignação”.
O que é Indignação:
Indignação se refere ao ato de se indignar – sentir sentimentos de desprezo, raiva e frustração em relação a algo visto como incorreto, ofensivo ou mesmo injusto.
A indignação é proferida como uma manifestação do ser humano de descontentamento ou aborrecimento através de palavras ou atitudes – a intensidade com que são vistas ou proferidas variam conforme o nível de indignação da pessoa. Assim, a indignação pode estar relacionada com emoções extremas, tais como a cólera, ira ou fúria.
Exemplo: “Maria estava tão indignada com a cena que estava presenciando que ela começou a tremer de raiva.”
O sentimento de indignação é involuntário, ou seja, é uma reação espontânea perante um ato de ofensa, revolta ou de injustiça, ocorrido contra alguma pessoa ou experimentado por empatia a algum indivíduo que sofreu um tratamento visto como incorreto.
A indignação, mesmo sendo espontânea, pode ter uma manifestação racional (com razão e ordem), através de mensagens, cartas de repúdio ou reclamações de cunho oficial.
Exemplo: “Uma retratação foi feita pela revista em decorrência da indignação do público sobre uma matéria preconceituosa.”
Atualmente, é muito comum ver pessoas indignadas nas redes sociais e fóruns. A internet facilita a geração de atos concretos e coordenados.
Por exemplo: “Cidades de todo o país programaram manifestações de indignação contra o governo corrupto.”
O termo indignação é também o título de uma música criada pela banda Skank, ainda em 1992. A música é muito lembrada por ter sido popular entre o público durante a época do impeachment do ex-presidente Fernando Collor de Melo, pois sua letra passava todos os sentimentos que o cidadão brasileiro sentia em relação ao governo naquela época.
Por isso, a música se tornou uma expressão das manifestações públicas de 1992.
Sinônimos de indignação
São sinônimos de indignação as palavras:
- Zanga,
- Cólera,
- Frustração,
- Fúria,
- Ira,
- Ódio,
- Revolta,
- Rancor,
- Enfurecimento,
- Ressentimento,
- Braveza,
- Agastamento,
- Aversão,
- Enraivecimento,
- Irritação.