A Cruz de Malta, também chamada de Cruz de Amalfi, remete ao município italiano Amalfi, da região de Salerno. Esse município a usa em sua bandeira igualmente ao país Malta que também se localiza em territórios do sul europeu.
Ela pode ser encontrada estampada em diferentes brasões e bandeiras ao redor do globo. Ela pode ser vista na camisa de um time de futebol ou em uma insígnia sem nem sequer sabermos seu sentido e muito menos sua história.
A história da Cruz de Malta
A cruz é apresentada em duas regiões distintas. Então, como localidades diferentes podem ter um mesmo símbolo? Bem, é porque elas sofreram as mesmas influências e domínio do Império Romano.
Essa Ordem cristã nasceu em Jerusalém criada por conterrâneos amalfis que, pouco a pouco, migrou para Malta na época das Cruzadas.
Assim, ela tornou-se uma ordem militarizada possuindo como objetivo exercer a caridade e proteger todos aqueles que visitam suas terras.
O símbolo representa exatamente essa ordem.
Significados e Simbologias da Cruz de Malta
O símbolo torna concreto o significado abstrato de um determinado conceito. E o que a Ordem de São José desejava era demonstrar em sua insígnia os intuitos que buscava concretizar.
Sua estrutura é uma cruz de quatro braços iguais, na qual existem oito pontas externas e quatro pontas internas que ligam o centro.
Esse signo é atrelado ao divino, ao poder, ao Universo. Essa cruz representa a união do plano material e espiritual.
Seus pontos significam as obrigações e valores verdadeiros que os pertencentes à ordem devem ter.
Os valores são:
- Devem viver pautados pelo princípio da verdade;
- Possuir uma fé inabalável no divino;
- Arrepender-se dos pecados promovendo uma mudança sincera;
- Provar a humildade em ações, atos e palavras;
- Amar a justiça permitindo sua execução correta;
- Ter misericórdia pelas dores e sofrimentos alheios;
- Ser sincero e incondicional sem indagar ou questionar;
- Suportar a perseguição sem suplicar.