Cruz é o nome que se dá ao ao símbolo ou objeto constituído por duas linhas que se cruzam perpendicularmente.
O símbolo de cruz é extremamente forte no contexto religioso ocidental, isso por causa da influência do Cristianismo nessa metade do globo. Portanto, é um símbolo extremamente retratado em capelas, igrejas e cemitérios.
Na literatura, cinema e em sentido figurado e em discursos do dia a dia, principalmente no Brasil, a cruz representa algum tipo de sofrimento, agonia ou fardo de uma pessoa.
Veja abaixo uma utilização nesse sentido da palavra cruz:
“Fulano sofre hoje porque essa é a cruz que ele precisa carregar”.
Quando falamos de heráldicas, ou seja, da formação e do estudo de brasões e escudos, a cruz é um símbolo extremamente comum. Um dos seus exemplos mais comuns é a cruz de Malta, chamada na Itália de Cruz de Amalfi.
A Cruz Vermelha, uma associação humanitária que visa proteger a vida humana e a saúde, também usa uma cruz como seu principal símbolo.
Anida em termos de discurso e utilização popular do termo “cruz”, a palavra pode ser utilizada como uma interjeição de espanto ou aversão. Um sinônimo seria “Deus me livre!” e, abaixo, você pode conferir um exemplo de utilização desse termo:
“Cruz credo! Que susto!”.
Tipos de cruz
Existem diferentes tipos de cruz. Afinal, sua definição de duas linhas que se intersetam de maneira perpendicular é bem vaga.
Um dos principais exemplos de cruz é a cruz grega, onde os dois traços que a compõem possuem o mesmo comprimento. Já uma cruz latina, por sua vez, tem o traço vertical com um tamanho maior.
A Cruz de Santo André, por sua vez, vem em formato de X, enquanto a cruz de Santo Antônio tem um formato de T.
A cruz egipcía, outro nome do ankh, é um dos exemplos mais antigos de uma cruz e simboliza a vida.
Cruz Cristã
A mais famosa forma de cruz, porém, é a cruz cristã. Sua origem vem de um instrumento de tortura que foi muito usado pelo Império Romano – inclusive como pena de morte para muitos indivíduos.
O cristianismo acredita que Jesus Cristo foi morto através da crucificação – Jesus teria morrido para salvar a humanidade de seus pecados, por isso a cruz é um dos maiores símbolos dessa religião.
O uso da crucificação como tortura e pena de morte foi banido pelos Romanos bem depois da morte de Jesus.
Os cristãos acreditam que o sacrifício de Jesus na sua morte e ressureição é o que torna possível o perdão dos pecados da humanidade.
Por fim, a cruz cristã ainda se mostra como sinal de proteção conhecido como o “sinal da cruz”. É muito comum ver pessoas assustadas fazendo o sinal para obter proteção.