Mensário é um substantivo masculino e é entendido como uma celebração que ocorre de mês a mês, isto é, mensalmente. É muito utilizada pelas famílias que desejam celebrar o avançar dos meses de seus filhos antes do primeiro ano de nascido (veja mais abaixo).
De acordo com a Língua Portuguesa, mensário também pode significar uma publicação atualizada mensalmente e serve para jornais revistas e demais publicações atualizadas com essa frequência.
Um exemplo é o mensário fiscal, um site de Porto Alegre (RS) que traz informações das áreas trabalhista, fiscal, previdenciária e contábil. Ele existe desde 1957 e além de notícias, oferece um calendário com as obrigações fiscais e tributárias de cada mês.
Mensário pode ser também um sinônimo para mesário, mas desde que seja relativo à mesa ou ao que se come em cima dela. Serve também como membro da mesa de uma corporação ou de uma confraria, por exemplo.
Atenção: não se deve confundir mensário com mesário que trabalha durante as eleições e é responsável por orientar os votantes na cabine de votação.
Comemoração de mensário
Até por conta desta interpretação de mensário para quem festeja o complemento de mês a mês de seus filhos, em especial dos bebês, há a comemoração mensal com direito a bolo e decoração. Geralmente é um mensário simples, com pouca pompa e circunstância, apenas alguns penduricalhos e agrados para lembrar o momento.
Ainda assim, é muito comum ter o mensário do Batman para os meninos e o mensário da Galinha Pintadinha para as meninas. Os enfeites da Disney também são muito buscados, em uma celebração do mensário com Mickey e com a Minnie. Há até enfeites e bolos especiais para comemorar mensário de Natal para os pequenos bebês que ainda não completaram um ano de vida, mas comemoraram mais um mês nesta data tão especial de dezembro.