Balela é um substantivo feminino. A origem da palavra é desconhecida.
O significado de Balela é sinônimo de mentira, entendível como uma afirmação desprovida de verdade. Balela é, na realidade, um termo informal da língua portuguesa e muito utilizado para designar o que foi inventado para enganar alguém, que foi dito de modo despropositado.
Por exemplo:
“Minha vizinha contou uma balela sobre a briga de rua de ontem.”
“Pedro sempre faz questão de frisar como ele é rico, mas tenho certeza que isso é balela.”
Balela também pode transmitir a ideia de um rumor, um boato. É quando alguém transmite uma notícia cuja fonte não é conhecida, que não se tem certeza da veracidade, quando a afirmação não tem fundamento. É informar outrem sobre algum assunto como se fosse algo verídico.
Por exemplo: “Mariana contou muita balela sobre aquele acidente.”
Por isso, balela é o mesmo que “história falsa”. Outros sinônimos de balela são:
- Atoarda,
- Balão,
- Boato,
- Bobeira,
- Galga,
- Lorota,
- Mentira,
- Rumor.
A balela é uma alternativa para identificar aquela “conversa fiada” ou o que se diz popularmente como a “conversa para boi dormir”.
Balela é o nome de uma canção do artista Salomão do Reggae, do álbum “CD Artesanal”, lançado em 2013.
Balela MTV foi o nome de um programa de televisão exibido no canal MTV Brasil, de janeiro a dezembro de 2005, com a apresentação de Marina Person e Didi Wagner. O programa tinha grande irreverência para satirizar situações femininas, embora defendesse o feminismo de forma plena. Ainda, as apresentadoras garantiam as novidades do mundo da música, além de contar curiosidades que garantiam risadas dos telespectadores em apenas 30 minutos de programação diária.