Acinte é um substantivo masculino que serve para designar a ação ou comportamento de uma pessoa de forma que ofenda, incite ou mesmo aborreça outra pessoa. Acinte tem como significado tomar uma atitude negativa, e proposital, contra outra.
Por exemplo, podemos citar algumas frases com a palavra acinte, que poderão esclarecer melhor seu sentido:
Ele considerou um acinte a entrada daquelas pessoas em sua seção.
Marcos agiu de forma acintosa, pois sabia que aquilo desagradava a Estela.
O termo acintemente é o advérbio da palavra acinte e é usado para indicar algo feito de propósito, com intenção de molestar ou incomodar outrem. Acintemente tem significado semelhante com acintosamente, outro advérbio de modo que representa algo feito de forma acintosa contra um terceiro.
Pesquisas de palavras na internet indicam a existência de dúvidas quanto à grafia correta da palavra, se é acinte ou assinte. No entanto, o correto dentro da Língua Portuguesa é acinte com “c”, não devendo mais se perguntado o que é assinte, mas sim acinte.
A palavra acinte em inglês não possui um termo com significado único. Ela pode ser traduzida para os termos despist, in spite of e provocation.
Acinte tem diversos sinônimos, dependendo do sentido que se quer dar para a frase:
(Sentido de ofender ou aborrecer alguém)
- Afronta;
- Desaforo;
- Insulto;
- Maldade;
- Ultraje.
(Com maldade)
- Acintemente;
- Acintosamente;
- Maldosamente;
- Maliciosamente;
- Perversamente.
(De forma intencional)
- De propósito;
- Intencionalmente;
- Pensadamente;
- Premeditadamente;
- Propositalmente.
Confira também os antônimos de acinte:
- Automaticamente;
- Distraidamente;
- Maquinalmente.
O acinte no mundo jurídico
Na Justiça brasileira, há o que se chama de acinte ou motivo reprovável, cujo significado remete ao artigo 65 do decreto-lei 3.688, de outubro de 1941, que usou essas expressões para definir na legislação como contravenção penal a perturbação da tranquilidade. O texto é uma contravenção, cuja punição pode ser a prisão simples, de 15 dias a dois meses, ou multa.
De acordo com a interpretação jurídica, entende-se subjetivamente que, para configurar como uma contravenção, é preciso que se caracterize o dolo, isto é, que seja uma ação acintosa, ofensiva, ou então reprovável, que pode significar também condenável. Porém, como se trata de uma pequena contravenção apenas, é recomendável ao agente público, no caso o policial chamado para atender a ocorrência, que busque a mediação com as partes para que haja uma conciliação e o caso não se estenda ou mesmo seja levado às vias judiciais. Isso, se a situação assim permitir, claro.