Reeleger é uma palavra que significa eleger novamente. Eleger, por sua vez, é uma palavra que vem do latim eligo, que significa escolher, tirar, separar. Em português utilizamos este termo para nos referir a uma nomeação por eleição, onde um é escolhido entre vários. Um sinônimo de reeleger é renomear.
Estamos acostumados, no Brasil, a utilizar o termo reeleger para nos referir a algum político que desejamos que exerça mais um mandato. Na frase “Vamos reeleger o prefeito, pois ele tem feito um excelente trabalho!”, estamos dizendo que desejamos, nas eleições, escolher novamente o mesmo prefeito dentre os demais candidatos. É importante lembrar que a forma correta de escrever é “reeleger”, e não “re-eleger”, o hífen não é utilizado nesta palavra! Também não é possível cortar um dos “e” e escrever apenas releger, esta forma é incorreta.
Alguns exemplos do uso da palavra reeleger são:
– Reeleja o presidente da companhia e veja a decepção dos acionistas.
– Se o povo brasileiro não reelegesse os maus políticos já seria uma grande coisa!
– A menos que vocês reelejam o vereador, a obra não será concluída, uma vez que apenas ele sabe o real valor daquela escola para o bairro. – aqui a palavra é escrita com “j” por questões fonéticas.
– Estou insistindo com todos os funcionários para reelegerem aquele líder como o chefe de toda a unidade!
– Reeleger um presidente no Brasil é coisa recente, até 1994 não era possível reeleger o Chefe do Executivo em nosso país.
O uso da tradução inglesa desta palavra é bastante comum naquela língua. A palavra é reelect, e quando se fala em um acontecimento de reeleição, a tradução é reelection. Acompanhe a frase em inglês: The american people voted to re-elect president Obama (O povo americano votou para reeleger o presidente Obama). Existe alguma contradição quanto ao uso ou não do hífen nesta palavra em inglês, há algumas gramáticas que defendem o uso de hífen, enquanto outras dizem que ele é dispensável, podendo se escrever apenas reelect.