Metanoia é um substantivo feminino. A palavra vem do Grego metanoia, que significa “mudança de ponto de vista, arrependimento”.
O significado de Metanoia reproduz a ação de mudar de ideia ou pensamento, ou seja, é a mudança, transformação de caráter ou a maneira de pensar de uma pessoa, pois esta deixou de acreditar ou de seguir alguma coisa, sendo capaz de enxergar a partir de uma nova perspectiva.
Por extensão, metanoia irá definir o novo modo de conceber ideias, também de enxergar a vida, a realidade e de se comportar perante a isso.
Na Teologia, metanoia significa o processo de conversão e arrependimento do indivíduo para determinada doutrina, considerando-se que tal processo seja algo constante e gradual que começa logo em que o indivíduo reconhece e aceita sua fé naquela doutrina que lhe foi ensinada.
É claro que metanoia também pode ser mais abrangente e abordar todo processo de mudança que cause ou seja motivo de algum tipo de arrependimento, penitência ou remorso por alguma falha. A metanoia irá fazer com que a pessoa reinterprete a situação tanto no âmbito moral quanto no intelectual ou espiritual.
Na Retórica, metanoia designa um artificio utilizado para retornar a uma afirmação que já foi anteriormente feita, de modo a refazê-la e aproveitando o momento para enfatizá-la, corrigi-la ou atenua-la.
Na Psicologia, metanoia se refere à “alteração do modelo mental” de uma pessoa – representa um processo racional e intelectual do indivíduo, mesmo que essa mudança, não se complete somente com o aprendizado.
É o processo de aprendizagem que promove a mudança de modelo mental: é uma transformação que vai profundamente em cada pessoa para que se altere a consciência do mundo.
Aprendizado e aprendizagem são diferentes: aprendizado é intelectual e racional, enquanto que a aprendizagem é exigida pelo lado mais profundo do ser humano, requerendo envolvimento espiritual e emocional, que também exige percepções e experiências para que isso aconteça.
Para Carl Jung, o termo “metanoia” designa a transformação da psique por um tipo de “cura” que se inicia a partir de forças inconscientes, tratando-se isso no processo de individualização. Por isso, metanoia tem uma definição dentro desse âmbito como “expansão da consciência”.