Abstenção é um substantivo feminino derivado do Latim abstinere, formado por abs-, “fora” e tenere, significando “segurar, manter”.
O significado de abstenção é privação, contenção, supressão, renúncia e desistência, ou seja, abstenção é o ato de abster-se de algo, uma abstenção de opinião.
No seu sentido jurídico, abstenção é a negação da herança por um herdeiro.
Já no sentido político, a abstenção é o ato de se negar a fazer escolhas políticas, tendo então uma participação passiva. Esse ato geralmente costuma ser tomado por anarquistas e condenado por alguns democratas.
Os sinônimos de abstenção são:
E seus antônimos são:
No seu sentido político, existem dois tipos de abstenção:
A abstenção é um direito de todo o cidadão brasileiro, e as principais causas para essa escolha são:
Existe uma grande preocupação com a abstenção de voto nos EUA, pois em suas eleições o voto é facultativo – não obrigatório. Em 2016, a taxa de abstenção eleitoral chegou a 46,6% do eleitorado americano, o que totaliza cerca de 121 milhões de pessoas.
No Brasil, em 2014, também houve um recorde na taxa de abstenção, que foi o maior da história desde 1998 – em 2014, cerca de 38 milhões de brasileiros votaram nulo/branco nas eleições.
Mesmo que a maioria da população vote branco/nulo a abstenção não acarretará na anulação da eleição. Porém, se a maioria dos votos forem anulados judicialmente, a eleição será anulada e uma nova deverá ser feita.
Abstenção em inglês é abstention.
Sensacionalismo é um tipo de viés editorial, presente essencialmente na mídia em massa, no qual…
Ansiedade é um estado psíquico marcado por um sentimento vago e desagradável de medo, apreensão,…
Cleptomaníaco é o indivíduo que sofre de cleptomania, ou seja, é incapaz de resistir à…
Imunidade parlamentar é a expressão empregada para se referir ao agrupamento de garantias oferecidas aos…
Este site utiliza cookies.