Aconchego é um termo que pode ser usado como verbo (presente do indicativo da primeira pessoa do singular do verbo aconchegar) ou um substantivo masculino.
O termo vem de “conchego”, que vem “chegar”, e tem origem na palavra em Latim applicare, que significa “juntar, dirigir-se a, apoiar”.
O que é Aconchego:
O significado de Aconchego é um amparo, um abrigo, um conforto.
Aconchego se refere a um bem-estar proporcionado por um local acolhedor, que protege, é agradável e confortável.
Pode-se obter a sensação de aconchego em diversos ambientes, assim como em algumas atividades ou mesmo em contato com outras pessoas.
Por exemplo, no Japão há o banho quente tradicional, onde o indivíduo permanece em uma banheira de madeira – para quem pratica, diz-se que se alcança o aconchego e a tranquilidade.
Outros exemplos seriam o aconchego do próprio lar, bem como aconchegar-se em sua poltrona favorita e nos braços de uma pessoa muito querida.
Exemplo: “Mal posso esperar para deitar em minha cama macia e me aconchegar para uma excelente noite de sono.”
“Minha filha se aconchegou nos braços da mãe para pedir consolo ao descobrir sobre o falecimento de sua tia amada.”
Os sinônimos da palavra aconchego são: abrigo, amparo, proteção, comodidade, agasalho, bem-estar, conforto, calor, apoio e aninho.
Já os antônimos são: desconforto, desproteção, desamparo e incômodo.
“De volta pro meu aconchego” é o título de uma canção feita por Nando Cordel e Dominguinhos, gravada pela cantora Elba Ramalho. A música foi tema do personagem Roque (protagonizado por José Wilker) na novela de 1985 exibida em território brasileiro chamada Roque Santeiro.