Acupuntura é um substantivo feminino, mas que dependendo do contexto pode ser um verbo (presente do indicativo da 3ª pessoa do singular ou imperativo da 2ª pessoa do singular) que vem de acupunturar.
A palavra vem do latim, onde acus significa agulha e punctura significa puncionar ou furar.
O que é Acupuntura:
O significado de Acupuntura é método ou tratamento médico que tem origem na Medicina Tradicional Chinesa que age através da colocação de agulhas em determinados pontos cutâneos para regular o fluxo energético – responsável pela fisiologia do corpo humano – e restabelecer a saúde física e mental.
O número de sessões para o tratamento realizado pela acupuntura é variado, pois depende muito do caso.
Conceito Oriental da Acupuntura
Para a tradição chinesa, a energia vital – chamada de “Qi” – passa através de canais de energia presentes no corpo que estão ligados aos órgãos principais.
Esses meridianos específicos, como se denomina, realizam a conexão dessas partes interligadas criando uma totalidade: os pontos de acupuntura.
As doenças, de acordo com a medicina chinesa, surgem quando o fluxo cíclico de “Qi” nos meridianos está bloqueado ou mesmo desequilibrado.
Ainda para os chineses, acredita-se que as pessoas são um reflexo do Universo, ou seja, estão sujeitas aos mesmos princípios universais (que reinam sobre tudo e todos). Dessa forma, as condições fisiológicas e bioquímicas do organismo estão intimamente ligadas ao Universo. Uma boa relação com o ambiente garante saúde, enquanto que uma má relação acomete uma doença.
Conceito Ocidental da Acupuntura
A medicina ocidental também acredita que a acupuntura estimula pontos específicos localizados na superfície da pele que podem alterar as condições bioquímicas e fisiológicas de um indivíduo.
Para a medicina moderna, os pontos específicos de acupuntura são as áreas que são sensíveis e que podem estimular variados receptores sensoriais – que irão, por sua vez, estimular os nervos que remetem impulsos ao hipotálamo e a hipófise que se localizam na base do cérebro.
O estímulo gerado pela acupuntura libera endorfinas e neurotransmissores que melhoram o fluxo sanguíneo e o sistema imunológico.
Efeitos e Indicações da Acupuntura
A acupuntura fornece diversos benefícios. Além da liberação de hormônios, como, por exemplo, a endorfina que oferece resultados excelentes para o tratamento de problemas como artrites e infertilidade. Melhor do que a morfina, a endorfina traz eficácia também no tratamento de dores nas costas.
As substâncias que são liberadas através do processo de acupuntura também podem relaxar o corpo e atuar na regulação da serotonina no cérebro – e pode, por isso, tratar a depressão.
Efeitos fisiológicos notáveis através do tratamento contínuo com acupuntura foram observados:
- A redução de inflamações,
- Alívio de espasmos musculares,
- Alívio da dor muscular,
- Aumento do número das células de defesa.
Muitos ainda consideram a acupuntura como uma técnica placebo, ou seja, a pessoa acredita que está sendo curada através desse tratamento. Porém, a própria Organização Mundial da Saúde, a OMS, reconheceu os benefícios da prática de acupuntura para variadas doenças – já que não foram percebidos efeitos secundários que poderiam ser prejudiciais ao organismo.