Alecrim é um substantivo masculino. O termo vem do Árabe al-iklit, que é o nome da planta.
O significado de Alecrim é o nome de um arbusto originário da região mediterrânea, da família da hortelã. Com nome científico de Rosmarinus officinalis, o alecrim é também conhecido como rosmaninho, do Latim ros marinus, que significa “orvalho do mar”, nome este proveniente das flores azuladas.
Na Era Medieval, o alecrim era usado para purificar os quartos dos doentes. Naquela época, a planta ainda era símbolo de fidelidade entre namorados.
Curiosamente, os estudantes gregos utilizavam ramos de alecrim nos cabelos quando precisavam prestar exames, pois a reputação da planta também se aplica no estímulo à memória.
Para os romanos, a planta simbolizava a vida e a morte – o alecrim era plantado próximo à soleira das portas das casas.
Em rituais da Igreja Católica, o alecrim também estava presente, sendo queimado como incenso.
Até hoje, o alecrim é considerado um amuleto contra o “mau olhado”, afastando a inveja. Quando colocado debaixo do travesseiro, o alecrim, de acordo com crenças populares, pode afastar os sonhos ruins. Outras crenças também afirmam que se alguém toca a pessoa amada com alecrim, fará com que o amor seja eterno.
As flores e folhas do alecrim são utilizadas para diversos fins medicinais. Por exemplo, as flores podem ser utilizadas em chás para combater:
- Bronquites,
- Asma,
- Indigestão,
- Tosse,
- Nervosismo,
- Inapetência,
- Histeria, e
- Clorose (palidez na menstruação).
Como banho, pode ser benéfico para a pele, combatendo problemas. O chá provoca suadouros, além de purificar o sangue e ser um tônico para o coração – o alecrim tem propriedades estimulantes, é antiespasmódico, é antirreumático, é redutor da formação de gases, melhora o sistema nervoso, é anti-inflamatório e ligeiramente diurético.
O alecrim ainda pode agir positivamente sobre a dor de cabeça, a pressão arterial, a secreção biliar e o cansaço físico e mental. Atua contra problemas renais e digestivos.
Pessoas com falta de apetite também podem apostar no chá de alecrim para melhorar. Quadros de hepatite, esgotamento cerebral, depressão leve, amenorreia e dismenorreia são beneficiados também pelo alecrim.
O óleo de alecrim é muito usado para o cabelo, pois estimula a circulação do couro cabelo e para o crescimento de novos fios. Além disso, a planta pode ser eficaz no combate à caspa e na queda excessiva de cabelos, pois fortifica-os.
Outros fins medicinais do alecrim que já foram divulgados estão relacionados ao combate à febre tifoide.
A flor do alecrim é associada com a coragem, fidelidade, bom ânimo, confiança e espiritualidade. As flores possuem a capacidade de transmitir bem-estar.
Na área da culinária, o alecrim é usado como temperos para carnes e molhos, em especial para carnes de porco, peixe, carneiro e cabrito. É também popular para aromatizar vinagres e óleos.
Existe uma lenda de origem cigana que conta que o alecrim possui um aspecto divino, pois apareceu pela primeira vez próximo ao estábulo onde Jesus Cristo nasceu, exatamente no local em que Maria jogou a água do banho de Jesus.
“Alecrim Dourado” é o nome de uma música infantil presente no álbum Galinha Pintadinha 2, lançado em 2010. Esta cantiga popular pode ser ainda encontrada na voz de Adriana Calcanhotto. Um trecho da canção é:
“Alecrim, alecrim dourado
Que nasceu no campo
Sem ser semeado
Foi meu amor
Que me disse assim
Que a flor do campo é o alecrim…”
Alecrim em inglês é traduzido como rosmary.