Alienação é uma palavra com vários conceitos. Pode significar um transtornomental, a transferência de bens a alguém e pode sertambém a falta de consciência de fatores sociais, culturais e econômicos e hoje em dia esse termo tem sido usado em diversas áreas e situações.
Podemos dizer que uma pessoa é alienada quando ela não dá importância para o que o outro diz; não se importa com a opinião do outro e vive em seu próprio mundo de ideias e conceitos.
O alienado pode ser também aquele que perdeu a sanidade mental, ou seja, aquele considerado como doido, perturbado ou louco.
Há outro tipo de alienação, a chamadaalienação fiduciária, que consiste na transferência de um bem móvel ou imóvel entre o comprador e o proprietário. Esse acordo da garantia é dado através de um financiamento feito entre o devedor e alguma instituição financeira, seria tomar dinheiro emprestado a fim de garantir o pagamento do bem que adquiriu. A pessoa pode usufruir o bem pelo qual está pagando, mas a sua posse total só será concedida após a quitação integral do mesmo.
Existe a alienação de bens, que nada mais é do que fazer a transferência de domínio de um determinado objeto a outra pessoa e transformá-lo em dinheiro vivo. Pode ser qualquer bem que se possa transformar em dinheiro vivo, como casa, automóvel, artigos eletrônicos etc.
Há também a cessão de bens que seria o ato de transferir um bem, doar algo a alguém ou a uma instituição.
Alienação parental é quando um dos pais instiga o filho contra o outro. É muito comum quando os pais não se entendem mais e acabam transferindo para seus filhos todo o rancor e ódio que eles sentem um pelo outro. A criança pode desenvolver uma perturbação mental e uma raiva tão grande que pode ser até mesmo superior a daquele que o incentiva. Isso também pode acontecer entre pessoas que são consideradas responsáveis pelo menor, como avós, tios ou tutores. Esse tipo de alienação pode trazer para a criança traumas e distúrbios psicológicos que podem afetá-lo para o resto da vida.
A alienação parental está prevista na Lei nº 12.318, datada de 26 de agosto de 2010.
Outro tipo de alienação que devemos conhecer o significado é a alienação social. Esse tipo de alienação ocorre quando uma pessoa não se sente pertencente ao meio social em que vive, seja no convívio familiar, na escola ou outro meio social onde se sinta excluído.
Neste caso de alienação social pode haver dois extremos: o indivíduo pode se tornar muito apático, aceitando tudo sem questionamentoou ficar extremamente revoltado agindo somente pela sua própria cabeça sem se importar com os demais conceitos sociais.
A alienação na Filosofia seria a falta de consciência do mundo que o envolve, da perda do próprio “eu”, de valores e da realidade que o cerca. Perdendo assim toda a capacidade de interação com o mundo. Esse conceito foi influenciado pelos estudos de Marx que via o ser humano sendo explorado e totalmente alienado pelo capitalismo desenfreado.
Karl Marx, filósofo alemão, via a alienação como o resultado da classe dominante e capitalista, onde o trabalhador é um mero objeto a alcançar os interesses dos patrões. Ou seja, o trabalhador independentemente do quanto produza continuará a ganhar sempre o mesmo valor, enquanto o patrão irá lucrar cada vez mais e mais.
Sensacionalismo é um tipo de viés editorial, presente essencialmente na mídia em massa, no qual…
Ansiedade é um estado psíquico marcado por um sentimento vago e desagradável de medo, apreensão,…
Cleptomaníaco é o indivíduo que sofre de cleptomania, ou seja, é incapaz de resistir à…
Imunidade parlamentar é a expressão empregada para se referir ao agrupamento de garantias oferecidas aos…
Este site utiliza cookies.