Allure é uma palavra do idioma francês, um substantivo feminino que pode ser traduzido para o português como “olhar” ou o modo como uma pessoa olha.
A palavra passou a ter sentido também fora do perímetro de abrangência do idioma francês graças ao sucesso da estilista Coco Chanel que imortalizou a palavra incorporando-a ao seu universo e às suas criações.
Assim, a palavra allure está ligada ao mundo da alta moda e da elegância, como sinônimo de classe e de pessoas distintas, como uma maneira mais fina de se comportar, com uma atitude mais aristocrática, cortês, chique. A palavra allure também se conecta ao modo que uma pessoa caminha, como ela anda, faz referência a um andar elegante, refinado.
Existe também uma revista americana de nome Allure. A revista Allure é voltada para o público feminino e nela encontramos matérias sobre temas como moda, beleza, saúde, alimentação, comportamento, carreira e etc.
O termo allure do francês deu origem ainda à palavra alor, presente na língua portuguesa. Alor significa estímulo, incitação, impulso, ímpeto, pôr-se em movimento.
Allure é ainda o nome do perfume da marca Coco Chanel, lançado em 1996. O perfume existe em versão masculina e feminina e faz muito sucesso, agradando tanto a pessoas mais exigentes e de gosto mais requintado como aqueles que só querem exalar uma fragrância diferenciada. O nome do perfume viria do fato de Allure significar o que vem do olhar do outro, algo pessoal, que vem de cada um e que é difícil de definir.
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