Amazônia legal é uma determinação do Governo Brasileiro que engloba estados que fazem parte de uma porção da floresta amazônica. Tais estados são os seguintes: Maranhão, Mato Grosso, Tocantins, Roraima, Acre, Amapá, Rondônia, Amazonas e por fim o Pará. Trata-se de um projeto que visa atender a Estados Brasileiros com vários problemas de viés político, econômico e sociais em comum.
A Amazônia Legal foi criada em função do baixo desenvolvimento da região, o que na época significava isolamento econômico e social para com o resto do país. Em função disso, tal organização foi criada tendo como base o Plano de Valorização Econômica da Amazônia (SPVEA).
O que é Amazônia?
Já a Amazônia, ou, Floresta Amazônica, é exatamente isso, uma floresta de caráter latifoliada e muito úmida que se estende por grande parte da bacia Amazônica que fica em nosso subcontinente, a América do Sul. O Brasil é o país que maior parte do território da Amazônia, chegando aos 60% do seu total. O Peru fica em segundo lugar, tendo posse sobre cerca de 13% da Floresta Amazônica, e o resto é dividido em partes menores entre a Venezuela, Colômbia, Bolívia, Equador, Guiana Francesa e Suriname.
O que é Amazonas?
Amazonas tem o significado muito simples: trata-se de um dos estados brasileiros. O Estado do Amazonas tem em sua grande parte a Floresta Amazônica.
A Amazônia Continental é uma região de escala continental que cobre a superfície com florestas tropicais, sendo a maior floresta e mais rica de todo o planeta. Isso significa que a riqueza da biodiversidade é monumental.
Amazônia internacional é outro termo utilizado para referir-se à Floresta Amazônica e sua imensidão que se estende por grande parte da área tropical situada no norte da América Latina.
O desmatamento na Amazônia Legal significa não somente um problema nacional como também de nível mundial. Isso porque como mencionado o Brasil possui cerca de 60% de toda a Floresta Amazônica. Quando se fala em desmatamento em nossa Amazônia isto significa que a mata é derrubada para proporcionar atividades pecuárias e a construção de estradas.