Anagrama é uma palavra com origem no grego antigo, provinda de “ana”, que significa voltar ou repetir, e “graphein”, que tem o significado de escrever.
O anagrama é uma espécie de jogo de palavras, onde podemos rearrumar as letras de uma frase ou palavra para produzir outras com significados totalmente diferentes. Só é considerado como anagrama quando são utilizadas todas as letras originais, apenas uma vez. Uma palavra bastante conhecida como anagrama é o nome da personagem Iracema, de José de Alencar, que se trata de um anagrama de América.
Anagrama, no dicionário, é descrito como uma palavra ou frase que é formada por meio da modificação das letras de uma outra palavra ou frase. Os jogos de anagrama, muito apreciados por pessoas que querem ampliar seus conhecimentos, têm o objetivo de construir o maior número de termos usando um grupo de letras disponíveis. Hoje, a internet possui alguns criadores de anagramas, formando palavras diferentes somente com a alteração da posição das letras, apresentando palavras que tenham ou não significado no léxico do idioma português.
Criamos um anagrama com a troca de todas, de duas ou de mais letras de uma palavra. Assim, ao aplicarmos um anagrama na palavra “pedra”, podemos transformá-la em “perda”, apenas trocando o “d” e o “r”. Com a mesma palavra “pedra” ainda podemos conseguir formar a palavra “padre”, trocando as letras “a” e “e” de lugar. Podemos afirmar, então, que “perda” e “padre” são anagramas de “pedra”.
O anagrama também é frequentemente usado na forma de equação, com símbolos de igualdade separando o objetivo original e o anagrama resultante. Assim, por exemplo, podemos afirmar que “Ator = Rota”. Embora as palavras não tenham o mesmo significado, possuem as mesmas letras, o que as torna uma equação onde consideramos apenas que as palavras são iguais por possuírem letras iguais.
Em sua forma mais avançada, temos no jogo de anagramas o objetivo de descobrir um resultado que tenha qualquer significado linguístico, mesmo que seja de um forma humorística ou irônica. Quando conseguimos, por exemplo, formar uma frase completa de um outra ou de uma palavra, usamos na equação o símbolo til (~) em vez de usar o sinal de igualdade (=). Veja um exemplo:
Acompanhe conosco alguns outros exemplos de anagramas:
Na Matemática, os anagramas são relacionados com a análise combinatória, consistindo na permutação das letras de uma palavra. Dessa forma, mesmo que as palavras resultantes não tenham qualquer sentido, uma palavra com seis letras pode ter até 720 anagramas, ou seja, podemos multiplicar o número de palavras pela quantidade inversa de números existentes na mesa: 6 x 5 x 4 x 3 x 2 x 1.
Sensacionalismo é um tipo de viés editorial, presente essencialmente na mídia em massa, no qual…
Ansiedade é um estado psíquico marcado por um sentimento vago e desagradável de medo, apreensão,…
Cleptomaníaco é o indivíduo que sofre de cleptomania, ou seja, é incapaz de resistir à…
Imunidade parlamentar é a expressão empregada para se referir ao agrupamento de garantias oferecidas aos…
Este site utiliza cookies.