Análoga é uma derivação feminina da palavra analogia, que significa a relação de semelhança entre objetos ou coisas diferentes. Usamos esta derivação para dizer que alguma coisa é análoga a outra.
A analogia é um processo da cognição humana em que um sentido ou significado é transferido a outra coisa ou situação. Uma forma simples de entender este processo é por meio dos ditados populares, embora analogia não se limite a isso. Imagine o seguinte caso: – Um professor universitário, doutor em matemática, recebe o boletim escolar de seu filho e percebe que a pior nota do garoto é justamente em matemática. – alguém, que estivesse testemunhando esta situação, poderia recitar o conhecido ditado “Casa de ferreiro, espeto de pau.” Este é um caso onde a analogia foi aplicada.
No campo do direito, a analogia é utilizada para suprir a demanda de leis e auxiliar o juiz em casos muito particulares. Por exemplo, é por analogia que alguns juízes têm concedido o documento de união estável a pares homoafetivos, uma vez que a legislação brasileira ainda não reconheça o casamento entre pessoas do mesmo sexo, mas esta mesma legislação diz que todos são iguais perante a lei. Por analogia, o juiz entende que os homossexuais têm o mesmo direito de pessoas heterossexuais, ainda que este direito não esteja expresso na letra da lei.
Por exemplo, infelizmente são comuns as notícias de condições de trabalho as quais diz-se que são análogas à escravidão. Isto quer dizer que a condição de trabalho de uma pessoa ou grupo de pessoas é muito parecida com a referência que se possui de escravidão. Ou seja, é aquela situação de trabalho muito diferente das relações de trabalho que respeitam as leis trabalhistas vigentes em um país.
Existem também as cores análogas, ou cores terciárias, que são aquelas que se aproximam das cores básicas primárias (azul, vermelho e amarelo) e das cores secundárias (verde, laranja e violeta) e compartilham um mesmo elemento primário ou secundário. Por exemplo, de um lado da cor primária azul temos o azul-esverdeado e do outro lado temos o azul-arroxeado, que são cores terciárias. Ao lado do violeta, que é uma cor secundária, temos o vermelho-arroxeado e o azul-arroxeado, cores terciárias.
Em inglês, analogia é analogy. Mas na frase: – É uma situação análoga à escravidão. – há uma derivação do termo, e o resultado da tradução é: It is a situation analogous to slavery.
Sensacionalismo é um tipo de viés editorial, presente essencialmente na mídia em massa, no qual…
Ansiedade é um estado psíquico marcado por um sentimento vago e desagradável de medo, apreensão,…
Cleptomaníaco é o indivíduo que sofre de cleptomania, ou seja, é incapaz de resistir à…
Imunidade parlamentar é a expressão empregada para se referir ao agrupamento de garantias oferecidas aos…
Este site utiliza cookies.