Anisocitose é a disparidade no tamanho das células, das hemácias ou glóbulos vermelhos, que são obtidos numa mesma amostra de sangue que foram coletadas pelo processo de esfregaço. É uma deficiência que está presente no início de algumas anemias e outras doenças sanguíneas.
Na gravidez também pode ocorrer o aumento de eritrocitária, que acontece por causa da necessidade de volume sanguíneo para o útero, placenta e feto.
O termo anisocitose eritrocitária faz referência à diferença no tamanho das hemácias ou eritrócitos. Os casos de anisocitose podem variar nas formas discreta, moderada ou acentuada, isso vai depender do estado sanguíneo.
É uma sigla do termo em inglês “Red Cell Distribution Width” (distribuição na largura das células vermelhas) que indica a deformação nas hemácias e que representa a porcentagem dos valores obtidos. Quando o valor está alto, indica que há um grande número de hemácias de tamanhos diferentes.
A microcitose é a diminuição dos glóbulos vermelhos que causa deficiência de ferro, doenças crônicas e da talassemia.Quando o valor da RDW está muito elevado indica que há falta de ferro no organismo e por isso os glóbulos normais acabam não se desenvolvendo e provocando muitas hemácias de tamanhos reduzidos.A Macrocitose é o oposto, ou seja, é um aumento dos glóbulos vermelhos. Elas são denominadas de eritrócitos macrocíticos.
De acordo com a variação no percentual desses glóbulos é possível diferenciar doenças comoa anemia ferropriva da talassemia, ambas com VCM (Volume Corpuscular Médio), porém a talassemia tem um RDW normal, enquanto a anemia ferropriva tem um RDW alterado.
A anisocitose plaquetária consiste em plaquetas de tamanhos variados (pequenas, normais e grandes) onde não há predominância de nenhuma forma. As causas da anisocitose ocorrem em situações onde há o processo de produção de plaquetas como em síndromes mieloproliferativas, mielodisplásicas e disfunções plaquetárias.
Microcitose homogêneaocorre quando o VCM tem um valor baixo e o RDW tem o seu valor normal. Os valores quando estão diminuídospoderão trazer certas consequências como: anemia por doença crônica, anemia ferropriva, malignidade, artrite reumatoide, anemia falciforme, anemia sideroblástica e talassemia.
Macrocitose heterogêneaocorre quando há um aumento nos valores das hemácias e pode ser causada pelo excesso de álcool, doença hepática crônica, deficiência de ácido fólico, deficiência de vitamina B12, esferocitose, mielodisplasia, hipotireoidismo ou drogas.
A Microcitose heterogêneaocorre quando o RDW estiver alto, já a macrocitose homogênea o VCM apresenta um valor alto e o RDW apresenta-se normal.
Como há vários tipos diferentes de anisocitose, o tratamento também pode ser feito de inúmeras formas. Vai depender do grau de anemia que a pessoa tenha, mas os principais podem ser:
•Através de uma ingestão adequada de alimentos que sejam ricos em ferro.
Sensacionalismo é um tipo de viés editorial, presente essencialmente na mídia em massa, no qual…
Ansiedade é um estado psíquico marcado por um sentimento vago e desagradável de medo, apreensão,…
Cleptomaníaco é o indivíduo que sofre de cleptomania, ou seja, é incapaz de resistir à…
Imunidade parlamentar é a expressão empregada para se referir ao agrupamento de garantias oferecidas aos…
Este site utiliza cookies.