Ansiosidade é uma sensação de aflição e agonia que pode ser classificado como incômodo psíquico ou físico.
Pode se tornar uma doença mental, quando o indivíduo se torna excessivamente ansioso e sente sofrimento emocional causado pela expectativa de uma circunstância ou situação perigosa, onde a pessoa teme estar indefesa.
Ansiosidade ou ansiedade? Ambas as palavras estão corretas e são substantivos femininos sinônimos, ou seja, expressam os mesmos significados de espera aflitiva, sofrimento e impaciência de um indivíduo ansioso.
A palavra anciosidade está incorreta. A grafia correta é com S, tanto em ansiosidade, quanto nas palavras ansioso e ansiedade.
Exemplos de aplicação do substantivo feminino ansiosidade em frases:
- O indivíduo que não mantém os pés no chão, não tem certeza da vitória e vive na ansiosidade.
- A ansiosidade consome o garoto às vésperas da final do campeonato.
- A pessoa que sofre de ansiosidade deve evitar entrar em locais onde haja grandes aglomerações.
- Esperava na enorme fila por horas no frio e comecei a sentir cansaço de ficar em pé, sede, ansiosidade, enfim, vários sentimentos ao mesmo tempo.
A ansiedade é uma reação normal em qualquer pessoa, que inclusive permite aos seres humanos uma sobrevivência mais eficiente diante das ameaças do ambiente. Se a pessoa não sente ansiedade, não irá reagir a uma situação de perigo diminuindo a chance de ela escapar.
O excesso dessa reação, quando a pessoa começa a antecipar demais ameaças ou pensar em ameaças que nem mesmo existem, causa desconfortos desnecessários e até problemas psicológicos.
A ansiedade é um transtorno mental que tem cura e pode ser tratado com psicoterapias.