Antagônico é um termo que se refere àquilo que é contrário, que é oposto, ao que é antônimo, divergente, adverso.
O significado de antagônico é usado para designar aquilo que é totalmente oposto, contrário a determinada coisa, ideia, sentimento, teoria e etc. A guerra, por exemplo, é totalmente oposta, contrária à paz. Assim, guerra e paz são dois substantivos antagônicos. Outros exemplos de antagonismos podem ser o dia e a noite, o amor e o ódio, o frio e o calor, a luz e a escuridão, o comunismo e o capitalismo e etc.
É antagônico o que se coloca de forma contrária, o que é adverso, que rivaliza, que é incompatível. Antagônico é a característica do que apresenta antagonismo, daquilo que ao ser posto lado a lado demonstra incompatibilidade, discordância, incongruência entre si.
Antagônico é uma expressão referente ao que é apresentado de maneira contrária, que faz oposição entre duas ideias, dois conceitos, duas noções. Contudo, o termo antagônico é mais utilizado para se referir a ideias ou teorias que rivalizam entre si, que destoam, que apresentam um tipo de argumentação diretamente contrária a outra ideia ou teoria.
Na história recente do Brasil, observamos a população sendo tomada por sentimentos antagônicos, de modo que o país ficou dividido entre duas visões diferentes e contrárias a cerca de política. De um lado temos aqueles que defendem um país comandado pelos preceitos de direita e de outro aqueles que defendem um país seguindo o caminho da esquerda, assim, politicamente temos duas visões políticas distintas e totalmente antagônicas.
Sensacionalismo é um tipo de viés editorial, presente essencialmente na mídia em massa, no qual…
Ansiedade é um estado psíquico marcado por um sentimento vago e desagradável de medo, apreensão,…
Cleptomaníaco é o indivíduo que sofre de cleptomania, ou seja, é incapaz de resistir à…
Imunidade parlamentar é a expressão empregada para se referir ao agrupamento de garantias oferecidas aos…
Este site utiliza cookies.