Ao acaso é uma expressão derivada do latim “a casu”, cujo significado é “sem causa”.
O que é ao acaso?
Ao acaso é uma expressão usada no idioma português para referir-se a algo que acontece aleatoriamente, sem intenção prévia, podendo também ser aplicada como sinônimo de sem rumo.
Veja alguns exemplos de sua aplicação com esses três sentidos:
- Escolha uma carta ao acaso (aleatoriamente).
- O homem ficou tão desnorteado que passou a andar ao acaso pelas ruas (sem rumo).
- O professor mandou abrir uma página ao acaso e começar a leitura (sem intenção prévia).
Podemos também usar a expressão “por acaso”, muito mais utilizada na linguagem popular, significando algo que ocorreu de maneira casual ou mesmo acidental, como na frase:
- Eu o encontrei por acaso, enquanto passeava no parque.
O acaso vai me proteger
Na música “Epitáfio”, de autoria do grupo Os Titãs, cantada por Sérgio Brito, há um verso com as palavras “o acaso vai me proteger”. A música foi gravada no álbum “A Melhor Banda de Todos os Tempos da Última Semana”. Com uma carreira que já ultrapassa os 30 anos, Os Titãs é uma banda de rock brasileiro criada em São Paulo, na década de 1980, sendo um grupo dos mais conhecidos e consagrados no Brasil.
Ao acaso – Machado de Assis
“Ao acaso” é um conjunto de histórias escritas por Joaquim Maria Machado de Assis, ou simplesmente Machado de Assis, como é conhecido mundialmente. O escritor é considerado um dos maiores da literatura brasileira, sendo patrono da Academia Brasileira de Letras e um de seus fundadores.
Caso do Acaso
“Escrito nas Estrelas” é uma canção de Tetê Espíndola que venceu um dos festivais promovidos pela TV Globo na década de 1980. A letra brinca com as palavras, falando do amor que vem como surpresa do destino.