Aonde é um advérbio que tem o mesmo significado de para onde ou a que lugar. O termo aonde refere-se a uma direção específica, um lugar determinado e conhecido. Por exemplo: “Aonde você foi ontem depois do café? ”; “Você pretende passar as suas férias aonde? ”
De acordo com as regras gramaticais da língua portuguesa, aonde deve ser usado somente quando estiver junto com verbos que expressam a ideia de movimento, excetuando-se os casos em que houver o acompanhamento de preposição, quando deve ser substituído por onde.
Às vezes, o termo aonde também aparece como uma interjeição que expressa descrença ou incerteza. “Aonde esse país vai parar desse jeito?! Aonde?!!”
É bastante comum que na língua portuguesa palavras suscitem dúvidas quanto à sua grafia ou aplicação, e algumas vezes essas dúvidas surgem porque as palavras têm grafias e aplicações semelhantes, como é o caso de “onde” e “aonde”. A maioria das pessoas não conhece as regras da língua portuguesa e o predomínio de uma fala coloquial faz com que essas palavras sejam usadas como se tivessem o mesmo significado.
Tanto onde como aonde são advérbios que indicam lugar, entretanto, o prefixo “a” de aonde é uma indicação de que o termo requer o acompanhamento de um verbo que remeta a deslocamento ou movimento. Aonde passa a ideia de um lugar a que se destina, um lugar para onde alguém vai ou algo será enviado, sendo usado com um verbo de movimento como adjunto.
É errado quando se usa o aonde para indica algo permanente, parado, uma situação ou estado de imobilidade, por exemplo: “Aonde você está?” “Você mora aonde?”.
Quando a intenção é fazer referência a um lugar e quando a ideia de movimento ou deslocamento não existe, o termo correto que deve ser usado é “onde”. “Quando você está na Europa, onde você prefere se hospedar, em hotel ou hostel?”; “Quando eu for aí para o sul quero descobrir onde você mora”.
A regra mais básica parar marcar a diferença entre onde e aonde e para não esquecer a diferença entra as duas é lembrar sempre que “onde” carrega consigo a ideia de permanência e “aonde” tem em si a ideia de movimento.
Sensacionalismo é um tipo de viés editorial, presente essencialmente na mídia em massa, no qual…
Ansiedade é um estado psíquico marcado por um sentimento vago e desagradável de medo, apreensão,…
Cleptomaníaco é o indivíduo que sofre de cleptomania, ou seja, é incapaz de resistir à…
Imunidade parlamentar é a expressão empregada para se referir ao agrupamento de garantias oferecidas aos…
Este site utiliza cookies.