Apraxia é um substantivo feminino. O termo vem do Grego apraksía, que significa “não ação, ócio”.
O que é Apraxia:
O significado de Apraxia é uma disfunção neurológica, que tem como característica a impossibilidade de realizar movimentos coordenados e voluntários, mesmo que os músculos estejam normais e a pessoa tenha pleno conhecimento do movimento. É uma condição que não tem qualquer perda de motricidade ou de sensibilidade, sem qualquer paralisia ou outro distúrbio.
São danos no cérebro a causa da apraxia, porém destacam-se como os problemas mais frequentes:
- AVC (Acidente Vascular Cerebral),
- Traumatismo crânio-encefálico,
- Tumor cerebral,
- Demência, e
- Doenças degenerativas do sistema nervoso e do cérebro.
Uma pessoa que sofre com apraxia não possui capacidade de realizar movimentos musculares corretos, mesmo que conserve a locomoção dos membros e que não tenha paralisia muscular ou dos nervos. É como se a memória fosse “apagada” sobre como aquele determinado movimento é realizado – coisas simples, tais como um simples amarrar um cadarço se torna algo impossível.
Há situações em que movimentos que antes foram aprendidos já não são possíveis de serem feitos – que não conseguem mais fazer – ou que façam de uma maneira completamente diferente. Em outros casos, há também dificuldades no uso de ferramentas e outros itens: é um risco pela integridade física da pessoa com apraxia e também para demais pessoas próximas.
O tratamento para a apraxia deve ser levado a sério, com cuidadores experientes. Muitos acabam desenvolvendo depressão, devendo ficar atento e, caso acontecer, procurar o tratamento desse problema também.
Existem alguns tipos de apraxia:
- Apraxia ideomotora,
- Apraxia verbal,
- Apraxia ideacional,
- Apraxia oculomotora.
A apraxia ideacional é caracterizada por pessoas que não conseguem realizar tarefas na ordem correta. Um exemplo seria a dificuldade de colocar a meia antes do sapato.
Apraxia ideomotora
A apraxia ideomotora, conhecida também como ideativa, é aquela que aponta a dificuldade que a pessoa tem em realizar tarefas ou ações que já foram aprendidas. Ou seja, a pessoa não consegue completar um ato, de forma voluntária, em resposta a uma ordem verbal. Porém, este mesmo ato será realizado de maneira espontânea.
Um exemplo comum a ser dado é quando se pede para fazer o sinal da cruz a uma pessoa com apraxia ideomotora e ela não o faz, mas realiza-o automaticamente assim que entra na Igreja.
Apraxia verbal
A apraxia verbal é um tipo muito comum e pode acometer adultos e crianças. Esta tem como aspecto a condição que complica alguns movimentos ou mesmo a impossibilidade de movimentar os músculos da boca ou mesmo a própria língua para falar, o que acaba prejudicando na produção de fonemas.
Isso faz com que o processo de comunicação e fala sejam altamente prejudicados. Pode-se separar a apraxia verbal em:
- Apraxia adquirida: quando ocorre em qualquer idade, fazendo com que a pessoa perca a capacidade de fala que anteriormente tinha, ou
- Apraxia de desenvolvimento: quando esta surge desde o nascimento.
Apraxia oculomotora
É uma condição caracterizada pela paralisia da visão lateral, sendo que provoca um movimento voluntário dos olhos, onde a pessoa tenha incapacidade de movimentar os olhos de uma certa forma.
É a impossibilidade de deslocar voluntariamente os olhos na horizontal. Esse tipo de apraxia não apresenta lesões neurológicas.