Apreço é um substantivo derivado do verbo apreçar, colocar preço em. Preço, por sua vez, é proveniente do latim antigo “pretium”, que tem o mesmo significado atual, ou seja, valor em moedas de um determinado objeto.
O que é apreço?
Por analogia, apreço é uma palavra que significa consideração, respeito e estima por uma determinada atividade ou coisa e, principalmente, por pessoas. Apreço é a importância atribuída a algo ou alguém.
Ter apreço, portanto, é ter carinho, admiração ou afeição, considerando os atributos desse algo ou alguém como partes preponderantes para atrair a atenção e o respeito.
Podemos considerar, a partir de seu significado, as palavras amizade, carinho, consideração, afeição ou admiração como sinônimos de apreço, devido à sua importância ou mérito apresentados.
Como antônimos de apreço podemos considerar as palavras desconsideração, desprezo, rejeição ou desapreço.
A palavra apreço também é a primeira pessoa do singular do presente do indicativo do verbo apreçar, havendo apenas diferença na tônica das palavras: apreço, como substantivo, possui o “e” fechado, enquanto o verbo deve ser pronunciado com o “e” aberto.
No idioma inglês, o termo apreço possui como equivalentes “esteem” e “value”, palavras que possuem o mesmo sentido também para valor, carinho ou estima.
A palavra apreço também é utilizada na expressão “em apreço”, quando é usada para se referir a alguma coisa que está sendo avaliada, julgada ou discutida, como por exemplo: “A pessoa em apreço é alguém digno de confiança”.
Apresso ou apreço
A palavra apresso, com dois “s”, é a conjugação da primeira pessoa do singular do verbo apressar, cujo significado é acelerar, antecipar, tornar mais rápido. É necessário atenção, já que, como outras palavras de nosso idioma, as duas palavras podem ser confundidas, embora seus usos e significados sejam totalmente diferentes.
O conteúdo da frase e o seu sentido é que irão determinar a palavra adequada para uso.