Aprendizagem é um fenômeno, um efeito ou mesmo uma consequência do estudo. Em outras palavras, ela se trata de um processo (processo de aprendizagem) no qual o indivíduo adquire comportamentos, conhecimentos, habilidades e competências acerca de determinado tema através de diversos estímulos, por meio do estudo.
Tal estudo faz com que o indivíduo seja capaz de aprender aquilo que é necessário, por meio de um método que faça a ligação entre o conhecimento e o aluno. Isso também nos remete a ideia de resposta, isto é, que através dos estímulos do estudo a resposta esperada é a adaptação à informação pela forma do aprendizado.
O processo de aprendizagem envolve muitos fatores, tal como o raciocínio empregado acerca das atividades, a formação a qual o indivíduo terá, a observação necessária durante o processo de aprendizagem a fim de absorver o máximo possível do conteúdo e, por fim, a experiência adquirida.
O conceito de dificuldade de aprendizagem refere-se a uma desordem na qual uma pessoa possui dificuldade em aprender algo com eficiência ou eficácia. Isso significa que o sujeito possui uma desordem no cérebro no que se refere ao processo de absorção da informação e transformação da mesma em conhecimento.
Aprendizagem e desenvolvimento
A priori, o desenvolvimento tem sua definição atribuída ação de progresso, crescimento, ao efeito de desenvolver-se.
Nós seres humanos quando falamos em aprendizagem à ligamos diretamente à educação e ao desenvolvimento. Tais fatores estão intrinsecamente ligados com a orientação por meio do profissional ou sujeito que irá dirigir o processo de aprendizagem juntamente com a necessidade de motivação por parte de quem irá aprender algo.
A educação, a pedagogia, a psicologia e a neuropsicologia possuem teorias e estudos à respeito do processo de aprendizagem, sendo que costumeiramente os profissionais se utilizam desses conceitos na educação.
A relação entre aprendizagem e desenvolvimento foi estudada por Piaget e Vygotsky que mostraram muitas diferenças teóricas entre si. Porém, eles compactuam uma ideia em comum sobre o significado dessa relação. Ambos entendem o conhecimento tanto como uma construção quanto adaptação individual e que a aprendizagem e o conhecimento são autorregulados.
Aprendizagem significativa
Trata-se do principal conceito empregado por David Ausubel, um grande psicólogo do ramo da educação norte americana. Segundo ele, a aprendizagem significativa é um processo no qual os novos conhecimentos adquiridos estão subsidiados por conhecimentos prévios já existentes no coeficiente de conhecimento individual. Isso significa que quanto mais relevante é o conhecimento prévio de uma pessoa, melhor será a relação entre os novos conhecimentos adquiridos, resultando na aprendizagem significativa.
Ele também definiu o conceito subsunçor, que seriam os conhecimentos prévios que alguém carrega consigo antes de efetivamente iniciar-se no processo de aprendizagem formal. Isso reproduz uma ligação entre os novos conhecimentos adquiridos com os que o indivíduo já trazia em sua bagagem pessoal,
Aprendizagem organizacional
É um conceito das ciências sociais aplicadas, especificamente falando, da administração. Aprendizagem organizacional é o processo no qual uma organização alcança novos conhecimentos seja de forma constante ou variável, de modo que esse aprendizado pode dar-se de maneira formal ou informal, direta ou indireta.
E isso não significa que o aprendizado ocorre somente dentro da organização, pois, é possível que esse processo ocorra fora delas também, como em viagens corporativas, palestras ou o simples conhecimento que é trazido de fora para a organização também. O conceito teórico de aprendizagem organizacional é fundado nos pilares da administração, da psicologia e antropologia. Ou seja, são bases importantes e que dão a capacidade das organizações ampliarem seu conhecimento, sejam elas públicas ou privadas, com ou sem fins lucrativos. A aprendizagem organizacional ocorre em qualquer organização, independentemente do seu caráter.
Sabe-se que a aprendizagem organizacional está diretamente ligada à aprendizagem individual, sendo que hoje em dia as pessoas são cada vez mais importantes para a organização.