Apud em seu significado original é uma expressão advinda do latim que significa junto a, perto de, diante de.
Apud também é uma expressão utilizada comumente em muitas citações bibliográficas, para expressar as obras que permitiram tal conhecimento ou análise. E nesse sentido, apud pode ser compreendido como “citado por”, “conforte” ou então “segundo”.
Apud também é empregado quando se deseja fazer uma citação indireta, isto é, citar uma obra a qual você não teve acesso, porém, leu outra obra que possuía expressa as ideias, conceitos, pesquisas ou resultados de determinado autor. Tal expressão é comumente utilizada em monografias, em textos, em sites pela internet, em periódicos e até mesmo em teses, uma vez que facilita a citação.
Exemplos do uso do apud:
“AutorA e AutorB (1990 apud AUTOR e CO-AUTOR, 2013)”.
“Gabriel e João (1999 apud CARLOS, 2010)” – nomes fictícios para exemplificar.
“Para Marcos (2008 apud MARIA, 2015) apud pode ser utilizado como citação da citação (…)”.–nomes fictícios para exemplificar.
Porém, nem sempre o seu uso é recomendado, pois em determinadas situações seu emprego pode comprometer a obra.
Antes de darmos o próximo passo, é necessário compreender o que é a ABNT e qual o seu papel. A ABNT nada mais é do que a Associação Brasileira de Normas Técnicas e na prática ela regulamenta todas as especificidades que se possa imaginar, desde regras para trabalhos acadêmicos até normas que regulamentem projetos de construção civil e edificações.
Com relação ao apud, a ABNT tem o termo regulamentado, isto é, você pode usá-lo em seus trabalhos acadêmicos. Porém, quando tal trabalho é técnico-científico o uso do apud não é recomendado, uma vez que ele representa uma citação indireta, ou seja, você está falando sobre uma obra que não leu. Para trabalhos desse teor é imprescindível que se busque as fontes diretamente para não comprometer a cientificidade e credibilidade do trabalho.