Arquitetura é um substantivo feminino e significa a arte e a técnica de criar espaços, ambientes e edificações para os diversos fins, tendo normalmente uma intenção plástica ou artística de harmonia. A arquitetura também pode ser considerada a arte ou técnica de projetar uma edificação. Seu profissional é o arquiteto.
Advinda do grego, a palavra arquitetura une os sentidos de principal ou primeira à palavra construção, dando à entender “principal construção” ou “primeira construção”. A arquitetura é complexa, uma vez que não trata somente da edificação em si, mas também da organização de todos os espaços, aliando organização, ordenamento adequado com a beleza estética e artística.
A arquitetura e arte possuem uma ligação íntima, e isso significa que a arquitetura se manifesta através da arte e do resultado final, com edificações. Ela possui em sua base muitas disciplinas e acompanha o homem desde que ele começou a construir seu próprio lar. A arquitetura engloba conceitos matemáticos, da ciência, das artes, da história, das ciências sociais e outros.
Arquitetura Grega
A arquitetura grega refere-se as construções clássicas que foram edificadas na Grécia Antiga. O período mais relevante para tal arquitetura é dos séculos VII à IV antes de Cristo. Normalmente as edificações gregas possuíam caráter religioso monoteísta, ou seja, significa que os templos eram construídos em homenagem as suas divindades.
Os grandes templos gregos foram um marco para a arquitetura humana na história mundial, sendo o Parthenon, um templo dedicado à deusa grega da sabedoria, Atena, o maior ícone do período, com dimensões gigantescas para a época. Uma das características marcantes da arquitetura grega são as colunas, totalmente ordenadas e harmônicas, capazes de suportar grandes quantidades de peso e proporcionar construções grandiosas. Tais construções sempre foram edificadas baseadas em cálculos matemáticos e conhecimentos geométricos, os quais os gregos dominaram desde cedo através de seus grandes pensadores e matemáticos.