Artrose não é uma doença. É um desgaste natural, que ataca as articulações e provoca o desgaste da cartilagem dos ossos e de outros movimentos articulares, como os ligamentos, a membrana e o líquido sinovial. É uma enfermidade degenerativa e que não tem cura.
A artrose também é conhecida pelo nome de osteoartrite, é uma das doenças reumáticas mais comuns e atingem tanto os homens quanto as mulheres na mesma proporção.
A cartilagem tem a função de proteger a movimentação sem atritos entre os ossos e as articulações. É uma película protetora que quando rompida pode gerar muitas dores, inchaço e limitações no corpo.
Ela pode surgir em qualquer parte, mas pode aparecer principalmente nas juntas do corpo onde há uma maior movimentação e provável desgaste, como nas articulações dos joelhos, quadris e mãos, locais onde é mais comum de serem acometidos pela artrose.
A artrose pode surgir principalmente após os 55 anos de idade, sendo que a mesma pode piorar ainda mais com o passar do tempo. Fatores genéticos também contribuem para que o problema se agrave.
A artrose também pode atingir a coluna e o quadril, surgindo a artrose lombar e cervical.
Há inúmeras causas que levam ao surgimento da artrose nas pessoas, dentre elas podemos citar algumas logo abaixo:
- O desgaste natural das articulações do corpo devido à idade;
- Excesso de peso corporal que contribui para que haja um maior atrito entre os ossos e a cartilagem, desta forma prejudicando as pernas e a coluna lombar;
- Desgaste pelo movimento repetitivo ou pelo excesso da prática de atividades físicas;
- Traumatismo que atingiu a membrana protetora dos ossos;
- Deficiência hormonal que pode atingir as mulheres após a menopausa;
- Torção ou fraturas que podem causar algum desgaste em certa cartilagem.
Existem vários tratamentos na medicina para essa patologia, sendo o mais comum o uso de medicamentos para tal situação. Podem ser feitos também o controle com fisioterapia, próteses e em último caso a cirurgia.