Atípico é um adjetivo masculino que serve para indicar algo que não tem característica das mais comuns ou mesmo normais. Atípico tem como significado também algo que é particular ou mesmo próprio daquilo que é irregular, anômalo ou incomum.
Na medicina, é bastante comum utilizar o termo atípico para indicar sintomas que vão e voltam a aparecer em intervalos distintos e irregulares. Normalmente é denominada como uma doença atípica ou de sintomas atípicos.
É o caso da expressão “pneumonia atípica”, uma infecção pulmonar gerada por diversos agentes, casos do Mycoplasma pneumoniae, Legionella pneumophila ou Chlamydophila pneumoniae. Trata-se de uma doença contagiosa por meio do contato com a saliva do paciente.
Por isso, é bastante comum em pessoas confinadas, como presos e militares. Uma suspeita bastante comum é quando toda a família está com os mesmos sintomas. Nesse caso, é bem possível que todos estejam com esse tipo de pneumonia. O tratamento é feito em casa, por meio de repouso e a ingestão de antibióticos receitados pelo médico clínico ou pneumologista.
Ainda dentro da questão da medicina, tem o muco atípico, quando a secreção ou o muco vaginal está fora do normal. A variação pode indicar se a mulher está ovulando, ficando mais próxima da gravidez.
Atípico e típico, portanto, são palavras de sentidos totalmente opostos. Mas o que significa típico? Típico é algo que distingue uma pessoa ou objeto, que indica algo comum da maioria das pessoas ou coisas, enquanto atípico é o contrário de típico, sendo aquilo que é incomum.
Atípico tem com sinônimo algumas palavras que, usada em contextos diversos, possuem o mesmo significado. Veja a seguir:
- Anormal;
- Estranho;
- Insólito.
Já o antônimo de atípico é conhecido pelos seguintes termos:
- Comum;
- Habitual;
- Inerente;
- Normal;
- Peculiar;
- Próprio;
- Regular;
- Típico;
- Usual.
Atípico em inglês deve ser traduzido como atypical.
Há no direito um uso para esse termo que se trata do atípico penal, quando um fato fora do comum, isto é, atípico, ganha avaliação judicial. Por exemplo, fato atípico em uma delegacia é quando as pessoas procuram o local para registrar boletim de ocorrência por situações que, em tese, não caracterizariam infrações penais.
É o caso da falta de pagamento de aluguel, perda de documentos, traições, saída de um cônjuge do lar, acidentes de veículos, entre outros. São casos que, em tese, fogem do direito penal, mas são registrados nas delegacias de polícia.