Aurora Boreal é uma expressão utilizada para descrever um tipo muito bonito de fenômeno meteorológico.
A palavra aurora era utilizada como nome da deusa romana da luz do dia, ou seja, é o alvorecer. Já a palavra boreal vem do latim bóreas, que quer dizer “vento norte” e que também era o nome de um deus.
Assim, o significado de aurora boreal, de maneira literal, seria como “amanhecer no vento norte”.
Na verdade, a aurora boreal é um fenômeno que ocorre no hemisfério norte. O choque de partículas de vento solar em um perímetro magnético da alta atmosfera do planeta terra ocasiona um efeito de luzes e cores no céu, de grande beleza.
Alguns atribuem a criação do nome do fenômeno ao cientista Galileu Galilei, embora outros defendam que os créditos pela autoria do nome se deva a Petrus Gassenduss, filósofo francês.
O povo do norte da Escócia possui um outro nome para a Aurora Boreal: The Dancers, ou, As dançarinas. Isto porque as luzes que se formam no céu não ficam paradas, mas possuem movimento.
Como se forma a Aurora Boreal
A aurora boreal ocorre através do contato de ventos solares com o campo magnético da Terra, localizado nas regiões polares. O fenômeno se caracteriza por uma luz esverdeada que varia sua intensidade, dependendo da força do fenômeno.
A aurora Boreal se caracteriza como uma espécie de cortina horizontal de arcos que mudam constantemente de forma, tendo como principal cor o verde.
A aurora boreal é fenômeno bastante famoso, sendo representado em diversos filmes e já tendo sido alvo de muitas especulações e crendices populares. Por exemplo, no filme Irmão Urso, dos estúdios Disney, a Aurora Boreal é vista como sendo o memento no qual os espíritos dos ancestrais podem não apenas tocar o chão, como também interferir na vida dos que vivem.
A Aurora Boreal não é exclusividade terrestre, mas ocorre em muitos outros planetas, como Vênus, Marte e Júpiter. A aurora boreal também pode ser criada de maneira sintética, em laboratório. Para isso, é necessário realizar algumas pequenas explosões nucleares para simular os raios de sol.
A aurora boreal é um fenômeno que ocorre de maneira muito pontual, apenas em algum países, o que atrai muitas pessoas para esses locais e aumenta o turismo. Dentre os lugares mais procurados para ver o fenômeno figuram a Noruega, o Canadá e a Islândia.