Autoditata é um adjetivo de língua portuguesa que tem origem na palavra grega autodidaktikós. Por sua vez, essa é uma palavra composta pelo termo autós e pelo termo didaktós. Enquanto o primeiro quer dizer “a si mesmo”, o segundo é um verbo que tem o significado de “ensino” ou “ensinar”.
Assim, o significado de autodidata, ao pé da letra, seria algo coo “ensinar a si próprio” que, no inglês, equivale ao adjetivo self-taught ou autodidact.
O que é Autodidata
Autodidata é o adjetivo utilizado para caracterizar aquele que aprende algo sozinho sobre determinado assunto ou de adquirir determinada habilidade por conta própria, sem precisar frequentar aulas ou do intermédio de professores ou instrutores.
O autodidata foge do método tradicional de ensino onde é preciso frequentar aulas e ouvir a explicação de professores. Ele não necessariamente o faz por rebeldia. Muitas vezes, o autodidatismo é o processo de aprendizagem mais simples e eficaz para aquela pessoa. Esse tipo de aprendizagem envolve a cópia de exemplos ou técnicas, muita experimentação e também muita determinação para poder superar os erros e os acertos até alcançar, no final, o resultado desejado.
O autodidatismo pode ser eficaz em qualquer campo do conhecimento humano, seja nas línguas, nos instrumentos, nas ciências… Tudo o que o autodidata precisa é de exemplos para imitar e entender o contexto.
Por exemplo, um autodidata em violão pode aprender vendo outras pessoas tocando violão, sendo em vídeo ou ao vivo. Um autodidata em inglês pode aprender lendo livros didáticos, assistindo séries e filmes em nessa língua ou simplesmente indo morar em um país onde se fale inglês e aprender dia a dia.
O autodidatismo tem sido cada vez mais alvo de pesquisas acadêmicas, em especial devido à facilidade que a internet trouxe, com cursos a distância ou semipresenciais, vídeo-aulas e tutoriais nos mais diversos moldes.
Há muitas celebridades que foram autodidatas, dentre elas o romancista, poeta, crítico e dramaturgo brasileiro Machado de Assis. Também figuram no rol dos autodidatas: José Saramago, Leonardo Da Vinci, Ray Bradbury, Jimi Hendrix e também o 16º presidente dos Estados Unidos da América, Abraham Lincoln.