Avareza é um substantivo feminino existente na língua portuguesa que se origina no latim avaritia após sofrer pequenas modificações gráficas e fonéticas.
O significado de avareza tem a ver com mesquinhez, insignificância, miserabilidade e sovinice. Em outras palavras, a avareza tem a ver com o dinheiro e é vista como uma característica negativa, um defeito. Por isso, muitos classificam a avareza como sendo o apego excessivo e asqueroso ao “vil metal”, ao dinheiro.
A pessoa que possui avareza é chamada de avarenta, o que quer dizer que essa pessoa e alguém que apresenta comportamento ou índole mesquinha, muito voltada para bens materiais e riquezas físicas. Um exemplo clássico de avareza encontra-se nem Um Conto de Natal, escrito por Charles Dickens. Scrooge, o personagem principal, é extremamente avarento. Foi baseado nele que surgiu o personagem Tio Patinhas, da Disney.
Não deve-se confundir a avareza com o cuidado com seus bens. A pessoa avarenta é exagerada e valoriza o material acima de qualquer coisa, é praticamente incapaz de realizar um ato de caridade ou de fazer algo sem esperar retorno financeiro. Assim, muitas vezes o avarento é individualista e, muitas vezes, vive em uma situação que não combina com o dinheiro que tem, pois o avarento evita comprar coisas e gastar seu dinheiro.
No âmbito religioso, a avareza é vista, pelo catolicismo, como sendo um dos sete pecados capitais, ou seja, a avareza é uma conduta muito reprovável nessa religião. O contrário de avareza é a caridade.
Sensacionalismo é um tipo de viés editorial, presente essencialmente na mídia em massa, no qual…
Ansiedade é um estado psíquico marcado por um sentimento vago e desagradável de medo, apreensão,…
Cleptomaníaco é o indivíduo que sofre de cleptomania, ou seja, é incapaz de resistir à…
Imunidade parlamentar é a expressão empregada para se referir ao agrupamento de garantias oferecidas aos…
Este site utiliza cookies.