Bacharel é uma palavra que designa a pessoa que concluiu um curso universitário de ensino superior, uma pessoa que concluiu o bacharelato ou bacharelado.
De acordo com o Ministério da Educação (MEC), bacharel é aquele que concluiu um curso superior que lhe deu competências em um campo de saber determinado e que a partir disso tornou-se apto a exercer uma atividade profissional ou acadêmica. Diferente do bacharel é a licenciatura, que apesar de ser um curso com duração semelhante e muitas vezes com um conteúdo aproximado daquele do bacharel, prepara o acadêmico para se tornar um professor no ensino médio e fundamental.
A maneira como se organizam as titulações acadêmicas são diferentes conforme a época e o país. No Brasil, por exemplo, até o século XIX, o bacharel era o estudante que concluía toda a grande curricular de um curso superior, sem a necessidade de apresentar um trabalho de conclusão de curso. Contudo, para obter o grau subsequente, o estudante tinha que defender uma tese e então recebia o título de licenciado.
Em geral na maioria dos países hoje em dia, bacharel é quem completa o curso de nível superior. Entretanto, existem países em que bacharel é aquele que conclui o que equivale no Brasil ao ensino médio, grau que confere ao estudante desses locais a direito de ingressar em uma faculdade.
Bacharelado, Licenciatura, Mestrado e Doutorado
No Brasil a carreira acadêmica está dividida basicamente em três etapas bacharelado ou licenciatura, mestrado e doutorado.
O Bacharel e o licenciado são aqueles que concluíram o curso superior, com a diferença de que o primeiro é um profissional apto a exercer uma função na sua área de atuação enquanto o licenciado pode também lecionar, ser um professor.
O mestrado é a etapa seguinte, quando depois de dois anos o mestrando recebe o título de mestre ao apresentar, defender e ser aprovado em sua dissertação. Em seguida temos o doutorado, quando após mais 4 anos e a apresentação, defesa e aprovação de uma tese o indivíduo se torna doutor.