Bacharelado é o grau atribuído ao bacharel. Esta palavra é proveniente do latim vulgar baccalarem, que passou a bachelier, no francês, designando o jovem herdeiro de possessões, o aspirante à cavalaria ou ao noviciado de ordem religiosa.
O bacharelado, antigamente, era um grau concedido a estudantes que concluíam o ensino médio, sendo atualmente um título concedido a uma pessoa que conclui o curso universitário.
Na Idade Média, os títulos de nobreza territorial eram de grande influência sobre as denominações universitárias e o bacharelado era o título de quem se formava no campus, a propriedade rural cedida à Universidade, que tinha como reitor o Magnificus, que era o título do dono das terras.
Nessa época predominavam os cursos de Teologia e de Direito e o título de bacharelado era o requisito para se tornar doutor. Com o tempo, o núcleo do conhecimento passou a ser Filosofia, Ciências e Letras, sendo a Teologia remanejada para os domínios da Igreja.
Até o século XIX, o grau de bacharelado era concedido a alunos que concluíam o curso superior em Universidades e, para conseguir o grau de licenciatura, o bacharel precisa apresentar e defender com sucesso uma tese.
Atualmente, na maior parte dos países, o bacharelato é o grau obtido após a conclusão do primeiro ciclo ou etapa de um curso de ensino superior, enquanto em outros, corresponde ao grau do nível secundário, dando direito a participar do curso universitário.
Depois de concluído o ensino médio, o estudante deve ter em mente o curso que deseja seguir, podendo escolher entre bacharelado, licenciatura, curso sequencial ou curso tecnológico. A principal diferença entre eles é o tempo que o aluno passa estudando. No bacharelado, o tempo médio é de 4 anos, enquanto no curso tecnológico é de apenas 2 anos.
Segundo o Ministério da Educação o bacharelado é o título de um curso superior, conferindo ao diplomado as competências para um determinado campo de saber, podendo exercer suas atividades como profissional. No caso da licenciatura, sua preparação é para dar aula como professor do ensino fundamental.
Os dois tipos de formação dividem boa parte do currículo, embora quem prefira a licenciatura tenha matérias específicas, voltadas para os aspectos pedagógicos.
No Brasil, o bacharelado é conferido na maior parte dos cursos de graduação, envolvendo quase todas as disciplinas do conhecimento humano. Os cursos técnicos e profissionalizantes não conferem o título de bacharel, recebendo apenas a qualificação, como por exemplo, Técnico em Eletricidade.
Em alguns cursos, a exemplo de Letras, Educação Física, Química, História, entre outros, existem duas habilitações: a licenciatura e o bacharelado. A situação é variável, de instituição para instituição de ensino, sendo que em algumas os cursos têm maior duração.
Um profissional qualificado com a licenciatura pode ensinar, trabalhando como educador, em qualquer nível de educação escolar.
Sensacionalismo é um tipo de viés editorial, presente essencialmente na mídia em massa, no qual…
Ansiedade é um estado psíquico marcado por um sentimento vago e desagradável de medo, apreensão,…
Cleptomaníaco é o indivíduo que sofre de cleptomania, ou seja, é incapaz de resistir à…
Imunidade parlamentar é a expressão empregada para se referir ao agrupamento de garantias oferecidas aos…
Este site utiliza cookies.