Backoffice é uma expressão que tem origem no idioma inglês e pode ser considerado um termo técnico na área de administração de empresas e da informática. O palavra back pode ser traduzida como “atrás”, enquanto office pode ser entendida como “escritório”. No ramo empresarial back office seria então a parte de uma organização que serve de suporte para as atividades principais da empresa, como estoque, contabilidade, recursos humanos e etc.
O back office é assim a retaguarda, a parte da empresa que não lida diretamente com clientes produtos ou serviços, é a soma das atividades que são feitas “por trás”, os bastidores de uma organização, o operacional, a gerência. A parte da empresa que se conecta diretamente com os consumidores e clientes é chamada de front office.
Assim, tudo o que faz parte de uma empresa, todos os funcionários, os departamentos, as atividades que são invisíveis para os clientes, podem ser consideradas como fazendo parte do back office. Como numa construção que tem estruturas, encanamentos, fios de energia, que ficam invisíveis, o back office fica escondido servindo de estrutura e mantendo toda uma rede de serviços e comunicações internas que permitem que a organização funcione harmoniosamente e possa cumprir com todas as suas obrigações e atingir aos seus objetivos.
O back office é importante também por garantir a eficiência operacional ao manter cada departamento focado em suas atividades especificas por esconder do cliente possíveis falhas ou problemas inconvenientes nos processos.
Backoffice em Informática
Em informática é chamado de back office a determinadas instruções referentes a um sistema que não são percebidas pelo usuário final do software ou web site. O back office é a parte do sistema que faz todo o gerenciamento das funções do programa de modo a permitir que o usuário desempenhe as funções para as quais o programa foi criado.