Bálsamo é um substantivo masculino. O termo vem do Latim balsamum, do Grego balsamon, ainda do Hebraico basam, que significa “especiaria, substância aromática”.
O significado de Bálsamo é uma planta originária da Ásia e África (principalmente na África do Sul), conhecida por suas propriedades curativas graças às substâncias encontradas nesta.
O bálsamo é utilizado para o tratamento de inúmeras doenças, sendo uma forma de costumeira da medicina tradicional e popular. Já há muito tempo – desde o começo da civilização –, o bálsamo é utilizado e muito conhecido pela cura de doenças anti-inflamatórias, bem como ser uma planta potente por suas propriedades cicatrizantes e relaxantes.
Dessa maneira, pode-se afirmar que o bálsamo é útil como auxílio no tratamento de:
- Bronquite,
- Contusões,
- Diabetes,
- Dores de cabeça,
- Epilepsia,
- Frieiras,
- Infecções respiratórias,
- Infecções urinárias,
- Inflamações gastrointestinais,
- Inflamações musculares,
- Inflamações na pele,
- Queimaduras,
- Úlceras.
Para o tratamento de algum problema de saúde, o bálsamo pode ser utilizado de forma tópica, isto é, como unguento, assim como em forma de salada, chá ou suco. Tudo depende do tipo de problema que se está procurando resolver.
No sentido figurado, bálsamo também tomou o significado de o que proporciona bem-estar físico e espiritual, alento, alívio, conforto, referindo-se a qualquer substância natural ou pasta que ofereça a cura ou alívio de algum mal físico.
Não há contraindicações sobre o uso do bálsamo, afinal se trata de um produto natural. Entretanto, reações adversas podem ser desencadeadas após o contato ou ingestão desta substância – a pessoa deve estar atenta a qualquer efeito colateral.
Não somente na medicina natural, o termo bálsamo aparece em outras expressões, como é o caso do bálsamo alemão, bálsamo do peru, bálsamo de limão, bálsamo labial (uma forma de chamar o conhecido hidratante labial) e bálsamo branco.
Bálsamo de Gileade é uma expressão que aparece no livro bíblico de Gênesis. Gileade é uma região pedregosa e montanhosa, localizada ao oriente do Jordão, norte do rio Jaboque. Neste local, existia um bálsamo que podia ser extraído das plantas e que tinha poder terapêutico, de cheiro extremamente perfumoso e suave.
Bálsamo em inglês pode ser traduzido como balm ou balsam.