A bandeira da Croácia possui três listas horizontais com a mesma largura, nas cores vermelho, branco e azul. Suas medidas são de 1:2. Na faixa central, a bandeira apresenta o brasão de armas da Croácia, quadriculado, com as cores vermelho e branco.
A bandeira da Croácia foi adotada como um dos emblemas oficiais da atual República da Croácia em 21 de dezembro de 1990, logo depois da independência da Iugoslávia. Antes disso, a região usava a bandeira da Iugosláveia, embora tivesse, no lugar do brasão, uma estrela de cinco pontas, nas cor vermelha, com bordas em amarelo.
As cores usadas são conhecidas como pan-eslavas, já que são também usadas em bandeiras de outros povos eslavos, tendo sido adotadas oficialmente na Convenção Pan-Eslava de Praga, no ano de 1848.
Para os croatas, as cores refletem a história e a geografia do país, rerpesentando cada uma das três principais regiões da Croácia, embora seja esta outra explicação acerca de seu simbolismo.
A bandeira da Croácia foi idealizada pelo artista Miroslav Sutej, para se tornar o símbolo do país que se livrava do regime comunista praticado na Iugoslávia, mas manteve o padrão dos povos pan-eslavos ao qual pertence a população.
A Croácia fez parte da Iugoslávia entre os anos de 1945 – logo após a Segunda Guerra Mundial – até 1990, quando o regime comunista teve sua queda.
A Croácia tem o nome oficial de República da Croácia e está situada na região onde antigamente existia a Iugoslávia. Seus limites são com a Eslovênia, a Hungria, a Sóervia, Montenegro, Bósnia e Herzegovína. Desses países, apenas a Hungria não fazia parte do território iugoslavo no período do regime comunista.
Em 2013, a Croácia tornou-se o 28° país a se tornar membro da União Europeia, fato que ocorreu após 20 anos de sua independência e que marcou o início do desenvolvimento da região.
A Croácia possui inúmeros pontos turísticos, como o Palácio Dioclecano, a Arena de Pula, a Igreja de São Donato e o Parque Nacional dos Lagos de Plitvice, uma das regiões mais encantadoras da Europa.
Antes de se tornar membro da União Europeia, a Croácia usava como sistema monetário a Kuna, moeda que deve seu nome ao de um roedor nativo da região. O país possui pelo menos 90% de sua população católica.
Sensacionalismo é um tipo de viés editorial, presente essencialmente na mídia em massa, no qual…
Ansiedade é um estado psíquico marcado por um sentimento vago e desagradável de medo, apreensão,…
Cleptomaníaco é o indivíduo que sofre de cleptomania, ou seja, é incapaz de resistir à…
Imunidade parlamentar é a expressão empregada para se referir ao agrupamento de garantias oferecidas aos…
Este site utiliza cookies.