Bandido é classificado como um adjetivo e substantivo masculino. O termo tem origem no Italiano bandito, que significa “banido, afastado do convívio dos outros”, de bandire, que quer dizer “banir, proscrever”, do Latim bannire, que é “proclamar”.
O significado de Bandido é o indivíduo que atua no mundo do crime, isto é, que realiza roubos, assaltos a mão armada, que é um malfeitor, que furta.
Ou seja, o termo caracteriza uma pessoa que não segue uma vida correta, praticando atos que vão contra a lei e contra o bem comum, que comete crimes, que viola uma norma penal sem justificação, que é reprovável.
Por exemplo:
“Quatro bandidos assaltaram um casal e um bebê de colo quando chegavam em casa.”
“A polícia sempre pede a ajuda da população para capturar bandidos foragidos.”
“Ali, sentado em frente ao juiz, está sentado o bandido que tirou a vida de minha neta.”
Bandido é um termo muito utilizado como sinônimo de delinquente, criminoso, ladrão e até mesmo como fugitivo (fora da lei). Como antônimo de bandido destaca-se a palavra vítima, mas pode-se ainda listar também os termos: honesto, herói, honrado, digno e íntegro.
No Brasil, uma expressão que muito se comenta graças ao aumento do índice de criminalidade é a seguinte: “bandido bom é bandido morto”, ou seja, a frase expõe que deveria existir pena de morte para os criminosos. A expressão causou (e ainda causa) polêmicas no país, em especial por conta daqueles que pregam os direitos humanos que os bandidos também têm direito.
Quando acontece de alguém ajudar um bandido a cometer algum crime, este alguém também será considerado como tal, assim como chamado de partícipe ou coautor. Caso o indivíduo, por omissão, permite que o crime ocorra quando poderia e deveria ter impedido sua ação, é denominado de cúmplice.
Bandido é um indivíduo facínora, um marginal, também podendo designar aquele que é patife, pilantra, que tem má índole, que é perverso e mau.
O termo bandido é também encontrado ao designar o gênero de aves oceânicas Stercorarius, da família Stercorariidae, mas são mais conhecidas como gaivotas-rapineiras, pois possuem como hábito roubar os alimentos de outras espécies.
No sentido figurado, a palavra “bandido” pode ser utilizada como um meio de se referir a uma transgressão, perversidade, aviltamento; que provoca sofrimento, desprazer.
Por exemplo: “Estou vivendo uma paixão bandida.”
A expressão do exemplo é vista em títulos de canções, como nestas citadas abaixo:
Além disso, como gíria brasileira, o termo “bandido” aparece como “jogar/trabalhar de bandido”, isto é, ação ou atuação, intencional ou não, de modo a prejudicar ou arruinar algo ou alguém, seja um projeto, uma tarefa, entre outros.
Por exemplo:
“Você foi tão sujo a ponto de trair minha confiança, seu bandido?”
“Fui demitido, pois há um bandido entre nós – ele comprometeu todos os dados orçamentários para que eu fosse prejudicado!”
Há uma música chamada “Amor de Bandido” do cantor Dubosky (nascido na cidade do Panamá, no Panamá), lançada em 2011 no álbum “Una Nota Con Elegancia”.
Bandido em inglês é comumente traduzido como thief.
Sensacionalismo é um tipo de viés editorial, presente essencialmente na mídia em massa, no qual…
Ansiedade é um estado psíquico marcado por um sentimento vago e desagradável de medo, apreensão,…
Cleptomaníaco é o indivíduo que sofre de cleptomania, ou seja, é incapaz de resistir à…
Imunidade parlamentar é a expressão empregada para se referir ao agrupamento de garantias oferecidas aos…
Este site utiliza cookies.