Barbárie é uma palavra que vem do grego barbaros que significa “estrangeiro, forasteiro” ou, literalmente, “aquele que não fala minha língua”. A história mostra que o termo “bárbaro” fazia referência a povos estrangeiros. Esses povos eram considerados inferiores, selvagens e atrasados pela civilização grega e pelo Império Romano, já que estavam longe do que consideravam o centro do desenvolvimento humano.
O significado de barbárie, em outras palavras, remete à condição daquilo que é desumano, selvagem, cruel e grosseiro. A barbárie é, portanto, um estado ou qualidade própria daquilo ou do que é bárbaro.
O que significa barbárie pode variar de acordo com o contexto. No campo da linguística, por exemplo, barbárie é um conceito se refere a um erro crasso de linguagem ou de escrita. Já na mídia, o termo barbárie pode estar associado a um trágico caso ocorrido na cidade de Queimadas, no Agreste da Paraíba, no qual cinco mulheres foram vítimas de um estupro coletivo e duas delas foram mortas: a Barbárie de Queimadas.
Alguns sinônimos de barbárie são:
Alguns antônimos de barbárie são:
Barbárie social é a situação em que determinados indivíduos de certo grupo social agem contrariamente às normas vigentes. Ou seja, barbárie social é quando indivíduos ignoram as leis previstas pela legislação oficial e agem por conta própria.
Em outras palavras, barbárie social significa uma desordem social que surge quando a totalidade dos cidadãos começa a quebrar leis e a tomar decisões de maneira aleatória, sem respaldo legal, ou seja, passam a agir arbitrariamente.
De um modo geral, o estado de barbárie social é um conceito que se relaciona intimamente com um desequilíbrio entre as forças dos indivíduos e do Estado e seus poderes. Por isso, gera diversos problemas sociais, como o aumento substancial de agressões e violência gratuita.
A barbárie social, portanto, é marcada pelo caos social e rebeldia de indivíduos ou da sociedade como um todo. Os problemas que a causam são diversos, mas para que seja evitada é imprescindível que exista uma boa relação entre os poderes governamentais, em todas as suas esferas, e a população, em todos os seus segmentos.
Civilização e barbárie, como mostrado anteriormente, são termos antagônicos. Apesar disso, ambos representam a condição e o modo que uma sociedade se estrutura. Em outras palavras, a barbárie sempre coexiste com a civilização.
A barbárie é a imagem de um estado e caos e desordem social em uma sociedade marcada pela violência, ignorância e crueldade. Em tal situação, as relações entre os indivíduos se reduzem à selvageria, sem que haja cultura ou padrão de convívio entre a população.
A civilização, por sua vez, é marcada pela ordem social, garantida pelo uso de leis justas e normas éticas e morais que garantem a cidadania e os direitos sociais e permitem o convívio sadio entre os indivíduos.
Assim, percebemos que a civilização é mantida quando existem instituições sólidas, que são capazes de manter a barbárie em níveis que podem ser considerados toleráveis para a população.
Sensacionalismo é um tipo de viés editorial, presente essencialmente na mídia em massa, no qual…
Ansiedade é um estado psíquico marcado por um sentimento vago e desagradável de medo, apreensão,…
Cleptomaníaco é o indivíduo que sofre de cleptomania, ou seja, é incapaz de resistir à…
Imunidade parlamentar é a expressão empregada para se referir ao agrupamento de garantias oferecidas aos…
Foro Privilegiado é o direito concedido para algumas autoridades que ocupam determinados cargos públicos. Por…
Este site utiliza cookies.